FRUTIFERAS. A maior parte das árvores frutíferas que conhecemos não é formada de espécies nativas. ... Por exemplo, as árvores Papagaio (Aegiphila sellowiana), Pombeira (Cytharexylum myrianthum) e Cutieira (Joannesia princeps ), tem seus nomes derivados das espécies que mais as procuram para se alimentar de seus frutos.
5 árvores frutíferas para fazer um pomar urbano
Quanto a rega, ela deve ser feita em média 3 vezes por semana, mantendo o solo sempre úmido, não encharcado, para que não se torne lama. O ideal é que o vaso seja posicionado em local onde as mudas possam receber ao menos 4 horas de luz diária. Outra dica importante de como fazer mini árvore frutífera está na adubação.
A temperatura ideal para o crescimento dos citros está entre 13ºC e 32ºC. Temperatura maior ou menor que esse intervalo faz com que haja uma paralisação no seu crescimento. É fundamental que ocorra um verão quente e longo para o desenvolvimento dos frutos.
24 meses
Após a germinação, deve ser exposta ao sol e variam entre 1 e 3 anos para das frutos. A maioria produz frutos no segundo ou terceiro ano mas a fase adulta da planta começa aos 6 anos, que é quando a planta começa a dar frutos mais suculentos e robustos.
Como evitar? Pelos sintomas da jaqueira, sugere-se a presença de uma doença conhecida como antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporiodes, que ataca o fruto em todos os estágios de desenvolvimento. A incidência do fungo é mais intensa nas regiões de clima quente e úmido.
Escolha um local espaçoso, ensolarado e longe de outras árvores. Plante a muda a pelo menos 10 metros de distância das outras árvores. Como a jaqueira pode atingir até 30 m se não for podada, ela deve ficar em um espaço aberto grande que receba sol pleno.
A alta temperatura provoca a queda de frutinhos e a baixa leva a formação de frutos partenocárpicos, sem valor comercial. Como o abacateiro é considerado muito exigente em água, a baixa disponibilidade de água provoca redução no tamanho do fruto e o excesso também não é tolerado pela planta.
ambiente A jaqueira prefere locais onde prevalece o calor, principalmente regiões quentes e úmidas. Tem bom desenvolvimento e produção de qualidade, inclusive em locais de clima subtropical e semiárido, se adotado o uso de irrigação.
“A jaqueira começa a frutificar cerca de três anos após o plantio, mas é só depois do quarto ano que ela produz com mais intensidade”, explica Greice Minzão, do Sítio Raio de Sol. Os frutos despontam durante boa parte do ano, mas o auge da frutificação se dá entre fevereiro e maio.
Elas podem ser ovais, oblongas ou elípticas, e são inteiras, brilhantes, curto-pecioladas, com nervuras bem marcadas e textura coriácea. As flores masculinas e femininas surgem em inflorescências separadas, diretamente do caule e tem pouca importância ornamental.
Como adubar essa planta: ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova.