As principais características da fotografia artística são: é criada pela mente de um fotógrafo, não de uma encomenda ou projeto; é tirada de diferentes ângulos; ... os fotógrafos desse estilo são considerados artistas.
A fotografia artística consiste na arte de fotografar de forma não convencional sem se preocupar com retratar a realidade, com o fotógrafo colocando emoção e expressão próprias nas fotografias. A fotografia é considerada uma das mais importantes expressões da arte.
Aquilo que não se encaixa neste padrão, pode ser descartado de sua lente fotográfica.
Sim, a fotografia representa a arte, pois tudo aquilo que representa o belo representa a arte. O ser humano produz arte pela necessidade se se expressar e transmitir cultura. A arte pode se expressar de várias formas como: dança, música, obras e pinturas. Cada artista tem uma maneira em particular de se expressar.
A invenção da fotografia sem dúvida revolucionou a forma de olhar e representar o mundo. As primeiras máquinas fotográficas demoravam muito tempo para fazer uma foto, pois a tecnologia de gravar a luz no papel ainda não era tão evoluída. ...
Podemos considerar a fotografia como o meio mais perfeito para gravar e reproduzir manifestações culturais. ... É através do ato de fotografar (registro fotográfico) que proporcionamos comunicação, revelando milhares de possibilidades de interpretações, mesmo sendo sobre um momento congelado e guardado para todo o sempre.
Por que a fotografia é tão importante? A fotografia é capaz de registrar muitas informações e através disso, é possível que todos esses registros passem de geração a geração, essa é a importância. ... Ela nos permite deixar para a história, tudo aquilo que vivemos, através da fotografia.
A fotografia é mais do que um registro é um bem precioso quando está relacionado a um fato histórico. Nos ajuda a entender o mundo em diversas óticas. Uma vez que a fotografia possa ser utilizada como recurso de registro ou até mesmo como arte, sendo de suma importância para o jornalismo e para a publicidade.
As fotografias aéreas são usadas para coletar informações de uma determinada área que necessita ser estudada ou mapeada, é explorada especialmente na elaboração e criação de mapas. ... Todas as fotografias aéreas são realizadas verticalmente.
Aerofotografia ou fotografia aérea é a atividade de registro de imagens do solo, a partir de uma posição elevada ou diretamente acima do objeto, por meio de câmera fotográfica levada ou instalada em aeronaves como aviões, planadores, helicópteros, VANTS, balões, dirigíveis, e também foguetes, pombos, pipas, paraquedas, ...
IMAGEM DE SATELITE É UM ARQUIVO DE IMAGEM OBTIDO POR SENSORIAMENTO REMOTO A PARTIR DE UM SATELITE ARTIFICIAL. FOTOGRAFIA AEREA É QUANDO O FOTOGRAFO ESTA EM UM VEICULO AEREO.
Fotogrametria aérea: as fotografias utilizadas são obtidas através de estações móveis no espaço (avião, ultraleve ou balão), com o eixo ótico da câmara na posição vertical ou inclinado. ... Numérica: quando todo o processo de transformação da imagem fotográfica em mapa é realizado matematicamente pelo computador.
Os dados que formam as imagens de satélites podem ser obtidos em sistemas passivos, por meio da captura da radiação solar refletida pela superfície da Terra. Para que tenhamos acesso às mesmas, estas devem ser enviadas para terra, por meio da conexão de antenas distribuídas ao longo da superfície (Figura 1).
As primeiras fotografias aéreas foram obtidas por meio de balões em meados do século XIX. Importante notar que a fotografia foi uma invenção do século XIX e tinha como objetivo guardar a imagem de um determinado local em uma folha de papel.
Aerofotogrametria é o nome dado ao método de obtenção de dados topográficos por meio de fotografias aéreas, geralmente, com o fim de mapeamento. ... Cada foto tirada em uma faixa de vôo deve sobrepor-se a outra em 25% lateralmente, e em 60% longitudinalmente.
A restituição aerofotogramétrica é o processo de elaboração de mapas a partir das imagens fotogramétricas, utilizando técnicas de fotointerpretação em sistemas fotogramétricos, consistindo na transferência dos elementos da imagem sob a forma de vetores.
A aerofotogrametria é uma técnica de medição planialtimétrica que utiliza fotografias métricas obtidas a partir de câmaras especiais embarcadas em aeronaves.
Quando o sensoriamento remoto opera a partir de imagens fotográficas da superfície terrestre, dá-se o nome de aerofotogrametria, que possui a vantagem de ser tecnicamente mais simples e relativamente mais precisa, em função da proximidade das fotografias aplicadas.
O sensoriamento remoto é uma técnica que vem ganhando novos mercados e aplicações nos últimos anos. ... Esta técnica é capaz de revelar dados geográficos e até mesmo históricos de espaços naturais, como por exemplo, a distribuição das áreas florestais e o avanço do desmatamento em determinada região.
A aerofotogrametria é a técnica de registro de imagens aéreas para a realização de estudos, auxílio em detalhamentos ou para a produção de mapas e cartas gráficas. ... Inicialmente, as primeiras imagens pela técnica da aerofotogrametria eram obtidas através da utilização de aves ou pequenos balões.
O sensoriamento remoto é uma das principais tecnologias utilizadas atualmente, é um sistema de obtenção de informações aéreas ou espaciais. Sensores remotos localizados em satélites artificiais captam,registram e processam imagens de energia refletida por elementos da superfície terrestre.
Tipos e utilização O sensoriamento remoto pode ser em nível terrestre, sub-orbital e orbital. Os representantes mais conhecidos do nível sub-orbital são as também chamadas fotografias aéreas, utilizadas principalmente para produzir mapas. Neste nível opera-se também algumas câmeras de vídeo e radares.
10 FERRAMENTAS RELACIONADAS AO SENSORIAMENTO REMOTO
O sensoriamento remoto envolve ações para levantar dados, informações e imagens da superfície terrestre, com o intuito de representá-las e melhor entender os seus aspectos. ... Assim sendo, toda a informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em geral.
Os principais usos do sensoriamento remoto são:
O sensoriamento remoto é usado na estimativa de áreas plantadas, na identificação das culturas plantadas e no monitoramento da expansão e da alteração de uso das áreas agrícolas. A previsão de safras em nível nacional pode ser feita com dados de deficiência hídrica.
O sensoriamento remoto é uma das principais tecnologias utilizadas atualmente, é um sistema de obtenção de informações aéreas ou espaciais. Sensores remotos localizados em satélites artificiais captam,registram e processam imagens de energia refletida por elementos da superfície terrestre.
Além disso, o sensoriamento contribui para monitoramento das mudanças de margens de costas, verificar temperatura, controlar plantações, fiscalizar desmatamentos, controle de riscos e impactos ambientais antecipando desta forma os desastres naturais, dentre outros.
Nessa perspectiva, a utilização de produtos do sensoriamento remoto como as fotografias horizontais (obtidas junto a superfície), fotografias aéreas e imagens de satélite no ensino da Geografia visam a construção de uma alternativa no intuito de incluir e articular as informações de cunho geográfico com a escola.
Na agricultura o sensoriamento remoto pode ser usado para diversas atividades como: