As doenças mais comuns que atingem o fígado são as hepatites A, B e C, a esteatose hepática (ou gordura no fígado), a hepatopatia alcoólica, o câncer no fígado e a cirrose. Outros exemplos menos frequentes são as doenças que atingem as vias biliares intra-hepáticas e a cirrose biliar primária.
Sintomas mais comuns em problemas no fígado
Algumas das causas comuns de problemas no fígado são o excesso de gordura neste órgão, que ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso ou que não praticam atividade física, excesso de álcool, uso abusivo de medicamentos e doenças como hepatite, cirrose, ascite, esquistossomose e hipertensão portal.
8 principais sintomas de gordura no fígado
Entre as doenças hepáticas mais frequentes estão:
Insuficiência hepática refere-se às disfunções do fígado em desempenhar suas funções normais de metabolizar e sintetizar proteínas e auto-regeneração. Pode ser fulminante, aguda ou crônica e de causas benignas ou malignas.
A calcificação hepática sem a presença de nódulos pode estar relacionada à processos cicatriciais do fígado. Sendo estes processos cicatriciais de correntes de lesões prévias. Hepatites por exemplo podem acarretar isto.
Toda vez que ocorre uma agressão aguda ao fígado podem aparecer sintomas como mal estar geral, febre, dor no lado direito do abdômen junto às costelas, náuseas, vômitos, urina escura (colúria), fezes mais claras (hipocolia fecal) e olhos amarelados (icterícia), portanto esses são sintomas de doença aguda no fígado.
Os programas de desintoxicação podem durar de 3 dias a 2 semanas, de acordo com os fatores estabelecidos para o tratamento. O principal influenciador nessa questão é o tipo de substância que está acumulada em excesso no organismo. Algumas substâncias podem ser retiradas mais rapidamente do que outras.
Fígado – altera a produção de enzimas, mudando o ritmo do metabolismo do álcool consumido, ocasionando inflamação crônica, hepatite alcoólica e cirrose. Estômago – irrita as mucosas do estômago e esôfago, ocasionando esofagite, gastrite e diarreia.
Além de ser o único órgão do corpo que se regenera, o fígado se destaca por ser responsável por funções extremamente complexas e importantes para nossa saúde. Suas células são capazes de produzir diariamente 100 gramas de proteínas aproximadamente.
Capacidade de regeneração O fígado é o único órgão interno capaz de se regenerar. Se uma pessoa perder até 75% de seu fígado, o restante é capaz de dar origem a um novo fígado completo, em até 8 anos.
Quando o sangue entra no fígado, ele se transforma em aglomerados de células do fígado chamadas lóbulos. Essas células são únicas porque podem passar pelo ciclo de criação de células mais de uma vez. Isso faz do fígado o único órgão humano que pode se regenerar.
O tratamento natural da cirrose hepática não deve substituir o tratamento indicado e deve ser feito com orientação de um médico, sendo que alguns produtos naturais são indicados como o chá de sabugueiro ou de uxi amarelo que, devido às suas propriedades desintoxicantes e depurativas, podem ajudar no alívio dos sintomas ...