Controle da erosão
Existem algumas medidas preventivas que auxiliam na proteção do solo contra a erosão. ... Consorciar lavouras com o plantio de vegetais como o eucalipto, bambu e cana-de-açúcar, pois esses atuam como barreira de proteção em relação à erosão eólica e pluvial.
Plantas que têm conjunto de raízes entre superficiais e profundas também são interessantes, pois ajudam a segurar o solo. Raízes suculentas como as do Hemerocale (Hemerocallis spp.) e da íris (Iris spp.) são benéficas.
Como evitar um deslizamento
Para que os tapetes de grama se fixem no barranco é preciso utilizar as chamadas estacas, que nada mais são do que gravetos cortados a uma altura de no máximo 20 cm que servirá de apoio até que a grama brote e gere raízes por conta própria.
Como plantar grama em barranco (talude): Ao realizar o plantio, alinhe as placas ou tapetes de grama, um ao lado do outro, sempre alinhando-os para que fiquem bem uniformes. Em seguida fixe uma estaca de bambú de aproximadamente 20 centímetros, próximo a extremidade superior da placa ou tapete de grama.
Plantar a grama As placas de grama devem ser alinhadas lado a lado para que enraízem e cresçam de forma uniforme. Bruna ainda salienta a importância da irrigação. “Logo após o plantio, é necessário irrigar bem a área de grama plantada”, dessa forma, a grama vai fixar no solo e crescer bonita e verdinha.
A grama é, geralmente, vendida em placas. O preço do metro quadrado é de R$ 3,00 para as mais comuns, como a Santo Agostinho, a Esmeralda e a Bermudas. A Coreana é mais cara, chegando a custar R$ 7,00 o metro quadrado. Isso sem incluir o preço do frete.