Valores de LDL-C > 190 mg/dl e TG > 800 mg/dl, isoladamente ou associados, caracterizam uma dislipidemia grave (recomendação I, evidência C).
Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretrizes das indicações da ecocardiografia. Arquivos Brasileiros de Cardiolologia, v. 93, n.
Os principais agentes usados clinicamente são (Rang et al., 2007): Estatinas; • Fibratos; • Ácido nicotínico; • Ezitimiba; • Resinas.
Prevenção
A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.
Pode-se utilizar: Ciprofibrato 100 mg 1 vez ao dia; Fenofibrato 200 mg 1 vez ao dia; Gemfibrozil 600 mg 2 vezes ao dia antes do café e do jantar.
Em pacientes diabéticos com idade entre 40-75 anos com LDL ≥ 70mg/dL iniciar estatina em moderada intensidade. Nesses casos também não é necessário o cálculo do risco em 10 anos para ASCVD.
A maioria dos pacientes é controlada com 10 mg de atorvastatina em dose única diária. A resposta terapêutica é evidente dentro de 2 semanas, e a resposta máxima é geralmente atingida em 4 semanas. A resposta é mantida durante tratamento crônico.
Os comprimidos de rosuvastatina cálcica devem ser ingeridos inteiros, uma vez ao dia, por via oral, com água. Você pode tomar seu comprimido a qualquer hora do dia, com ou sem comida. Porém, procure tomar os comprimidos na mesma hora, todos os dias.
A principal diferença reside na potência da estatina. A sinvastatina 20 mg reduz em média 26% do LDL colesterol, a atorvastatina 37% e a rosuvastatina 46%. Portanto, a escolha da estatina deve ser individualizada, baseada no risco cardiovascular de cada paciente.
A Rosuvastatina cálcica age inibindo o funcionamento de uma enzima chamada HMG-CoA , que é fundamental para a síntese de colesterol. Os efeitos do medicamento começam a ser observados após 4 semanas da ingestão do remédio, e os níveis de gordura se mantêm baixos se o tratamento for feito de maneira adequada.
As seguintes reações adversas também foram relatadas raramente: