Estão entre as principais atividades rítmicas brasileiras a dança como o samba, xaxado forró, sertanejo, além de estilos musicais propriamente ditos que mostram que de fato o Brasil além de muito miscigenado, é muito rico culturalmente, especialmente se estivermos nos referindo à cultura rítmica.
Essas atividades proporcionam a busca pelo conhecimento do corpo e de sua capacidade de expressão, isso permite a criança uma melhor forma de se comunicar, refletindo e trocando experiências. É através do corpo que transmitimos alegria, dor, medo, prazer, raiva, entre outros sentimentos (BRASIL, 1998).
Na maioria das vezes as atividades rítmicas e expressivas são comumente concebidas na Educação Física apenas como meras atividades lúdicas com o intuito de divertir, entreter e passar o tempo.
Resposta:Dessa forma, o ritmo determina a velocidade, a forma, seja na dança, esporte ou luta, de todos os processos de expressão corporal. Além disso, vale salientar que o ritmo determina as funções vitais, como o respiratório e cardíaco, devendo o organismo se adaptar a ele.
Resposta: As atividades rítmicas permitem, ainda que, o praticante consiga alterar a forma rígida do seu modelo postural de corpo, alterando sua imagem corporal, sendo um método eficaz para transformar a imagem corporal. Explicação: Referência ao livro "Fundamentos do movimento humano".
Atividade física é todo o movimento que gasta energia mais do que ficar de repouso e exercícios físicos são atividades ordenadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética.
segundo especialistas o excesso de atividade física pode provocar dores musculares persistentes por todo o corpo, muito cansaço, anorexia, insônia, aumento da frequência cardíaca de repouso e menor desempenho sexual. Além de causar problemas articulares e ósseos.
O sedentarismo de crianças e adolescentes pode levar ao desenvolvimento de enfermidades na vida adulta. Entre elas, problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), diabetes e cânceres.
O exercício físico de intensidade vigorosa aumenta transitoriamente o risco de um evento cardiovascular, entre 2 a 54 vezes, de acordo com os estudos realizados. As atividades com maior risco são as que envolvem intensidade vigorosa, desporto de competição e ambientes frios.
Silvia comenta que o excesso de atividade física pode também provocar dores musculares persistentes por todo o corpo, muito cansaço, anorexia, insônia, aumento da frequência cardíaca de repouso e menor desempenho sexual. Além de causar problemas articulares e ósseos.
EXERCÍCIOS FÍSICOS INTENSOS PODEM PREJUDICAR SAÚDE CARDÍACA
Mito. Apesar do atleta de final de semana estar mais propensos a sofrer lesões ou até mesmo um ataque cardíaco por conta da falta de condicionamento físico, é possível praticar exercício durante os dias de folga sim, desde que haja certo cuidado. “O ideal é regrar a intensidade da prática.
Melhores exercícios físicos para o corpo
Opções de atividades físicas
Confira a seguir os 5 exercícios recomendados pela Harvard Medical School: