Esta é uma frase do dramaturgo romano Platus que ficou muito conhecida quando foi citada pelo célebre filósofo inglês Thomas Hobbes. Seu significado básico vem do homem ser o maior inimigo do próprio homem. A afirmação apresenta o homem como um animal selvagem.
o homem é o lobo do homem é uma frase tornada a célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes O que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem.
Lupus est homo homini lupus é uma expressão latina que significa “o homem é o lobo do próprio homem”. Foi criada por Plauto (254-184 a.C.) em sua obra Asinaria, mais tarde sendo popularizada por Thomas Hobbes, filósofo inglês do século XVII, na sua obra Do Cidadão.
Há quase 400 anos, Thomas Hobbes escreveu no “Leviatã” sobre a guerra de todos contra todos como sendo o estado natural do ser humano, e defendeu ser preciso que cada um ceda parte de sua liberdade ao soberano — que, aqui, podemos entender como o Estado (aos historiadores, filósofos e estudiosos da obra de Hobbes, peço ...
"Bellum omnia omnes" ou Bellum omnium contra omnes é a tradução para o latim da expressão "A guerra de todos contra todos". É nesse estado que Thomas Hobbes entende que viverá a humanidade em uma situação de estado natural (pré-social), descrita em sua obra Leviatã.
Assim, generaliza-se o estado permanente de conflito entre os homens, o chamado estado de guerra de todos contra todos (HOBBES, p. 57), uma condição sob a qual se encontra toda sociedade desprovida da tutela daquele que seria, para Hobbes o maior dos poderes humanos: a autoridade do Estado-Leviatã.
Segundo Tomas Hobbes, para evitar a Guerra de todos contra todos é preciso haver um poder superior que faça o intermédio e gerenciamento das relações humanas, o que chamamos de estado.
– O contrato social, de acordo com Hobbes, é, portanto, a transferência dos direitos naturais a um poder soberano, que será exercido de forma absoluta. ... Por- tanto, a condição de guerra é eliminada, porque todos se submetem ao poder do soberano.
Thomas Hobbes defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. O Estado não pode estar sujeito às leis por ele criadas pois isso seria infringir sua soberania. ... A partir desse imperativo, Hobbes constrói toda sua filosofia política.
Hobbes e a guerra de todos contra todos Para Thomas Hobbes (1588-1679), os seres humanos possuem uma tendência natural à violência. Daí, sua célebre frase: O homem é o lobo do homem. ... Os seres humanos abandonam o Estado de Natureza e dão origem ao Estado Civil por meio do contrato social.