A ionização de um ácido é um processo químico que envolve a produção de íons quando um ácido é dissolvido em água, com a formação do cátion hidrônio (H+).
HX + H2O → H3O+ + X- Ao escrever a equação de ionização de um ácido, alguns procedimentos são importantes: A quantidade de átomos de hidrogênio (y) presente na fórmula do ácido quase sempre resulta em cátions hidrônio.
Ionizar é a ação de separar ou converter em íons. Na área da Química, íon, iônio ou ionte é uma partícula, átomo ou molécula eletricamente carregada. É qualquer parte de um átomo ou de molécula deslocada pela aplicação de uma energia. Ionizar é o processo de transformar átomos de carga neutra em seus respectivos íons.
Para calcular o grau de ionização de um ácido, é fundamental o conhecimento de dois dados fundamentais:
A ionização é um fenômeno que ocorre quando uma substância molecular entra em contato com a água, reagindo e formando íons. Todo átomo no estado fundamental é eletricamente neutro, pois ele possui a mesma quantidade de prótons (partículas positivas) e elétrons (partículas negativas).
Ionização é um processo químico mediante ao qual se produzem íons, espécies químicas eletricamente carregadas, pela perda ou ganho de elétrons a partir de átomos ou moléculas neutras. Há várias maneiras pelas quais se podem formar íons.
Como ionizar o ambiente Para anular os efeitos causados pelos íons positivos e recuperar a sensação de bem estar, é necessário a emissão de 2 mil íons negativos por cm³. Isto pode ser obtido de forma natural pela utilização de plantas purificadoras ou artificial por meio de ionizadores.
Não confunda ionização com excitação. A excitação não consiste na remoção do elétron do átomo, apenas na sua elevação a um nível energético maior (estado excitado), saindo, portanto, do nível fundamental. ... Quando a radiação incide sobre a matéria interagindo com ela, ocorre transferência de energia.
A radiobiologia é considerada a farmacologia da radioterapia, ou seja a área da radioterapia que estuda todos os efeitos causados pela radiação ionizante no organismo.
A Radiobiologia é o estudo que tem como preocupação primordial a ação das radiações ionizantes nos tecidos biológicos e organismos vivos, representando nos últimos anos avanços significativos, sobretudo desde o instante em que a terapêutica do cancro passou a usar a radiação como meio de destruir células tumorais ( ...
5 R's da Radiobiologia
Quanto mais diferenciada for a célula, maior é sua resistência à radiação; • Quanto mais jovem for o tecido ou órgão, mais radiossensível ele será; • Quanto maior a atividade metabólica, maior a radiossensibilidade; Quando a taxa de proliferação celular e a taxa de crescimento tecidual aumentam, a radiossensibilidade ...
Exemplos de efeitos determinísticos são: leucopenia, náuseas, anemia, catarata, esterilidade, hemorragia, etc... Apesar de todos estes efeitos, o corpo humano apresenta o mecanismo da reversibilidade que é responsável pelo reparo das células e é muito eficiente.