EQST

Quais Os Tipos De Coagulopatias?

Quais os tipos de coagulopatias?

Coagulopatias:
  • Hemofilia A.
  • Hemofilia B.
  • Doença de Von Willebrand.
  • Outras Coagulopatias Hereditárias.
6 de ago. de 2014

Como diagnosticar coagulopatia?

Apesar de vários testes de hemostasia serem realizados, atualmente em equipamentos semi e/ou totalmente automatizados, os testes de triagem de coagulação e a determinação de fatores de coagulação, que definem o diagnóstico da maioria das coagulopatias, podem ser realizados manualmente, com a mesma acuracidade.

Quais são as coagulopatias Hereditarias?

As coagulopatias hereditárias são doenças hemorrágicas resul- tantes da deficiência quantitativa e/ou qualitativa de uma ou mais das proteínas plasmáticas (fatores) da coagulação. Têm como característi- ca comum a redução da formação de trombina, fator essencial para a coagulação do sangue.

Qual é o tratamento de coagulopatia?

O tratamento é permanente e consiste na reposição do fator deficiente por meio de concentrados de fator plasmático, quando disponível, ou por transfusão de Plasma Fresco Congelado (PFC), crioprecipitado, medicamentos adjuvantes (antifibrinolíticos) e na profilaxia dos sangramentos.

O que são coagulopatias Como se classificam?

As coagulopatias ou distúrbios hemorrágicos são condições que afetam a forma como os coágulos sanguíneos se formam, gerando sangramentos mais fáceis e abundantes que o normal ou ante condições que normalmente não os produzem. Quais são as causas das coagulopatias? As coagulopatias podem ser herdadas ou adquiridas.

Quando suspeitar de uma coagulopatia?

Manchas roxas frequentes, não relacionadas a traumas ou então não proporcionais ao tamanho do trauma; Sangramento nasais espontâneos e frequentes, sem outras causas aparentes; Hemorragias em órgãos profundos como articulações (hematroses), intestino (vômitos com sangue, sangramento nas fezes);

Como avaliar a coagulação?

O coagulograma corresponde a um grupo de exames de sangue solicitado pelo médico para avaliar o processo de coagulação do sangue, identificando qualquer alteração e indicando, assim, o tratamento para a pessoa de modo a evitar complicações.

O que é coagulopatia no trauma?

A expressão coagulopatia do trauma se refere ao defeito na coagulação comumente observado vítimas de trauma, especialmente os mais graves.

Quais são as síndromes hemorrágicas?

As síndromes hemorrágicas pulmonares caracterizam-se por infiltrado pulmonar bilateral, queda dos níveis de hemoglobina e hipoxemia. Dentre as causas de sangramento estão as infecções, vasculites, coagulopatias e doenças do colágeno.

Quando ocorre a fibrinólise?

A fibrinólise é o processo através do qual um coágulo de fibrina (produto da coagulação do sangue) é destruído. A fibrina é degradada pela plasmina levando à produção de fragmentos circulantes que são depois destruídas por outras proteínas ou pelos rins e fígado.

Como se caracteriza uma hemofilia como ela é diagnosticada?

A hemofilia é diagnosticada observando-se o quadro clínico do paciente e realizando-se exames de sangue específicos, como a dosagem de atividade coagulante dos fatores de coagulação e testes que permitem avaliar o tempo de coagulação e a identificação do fator de coagulação que está em falta.

Quais são os testes de coagulação?

Testes de coagulação Os mais comuns desses exames são o tempo de protrombina (TP) e o tempo de tromboplastina parcial (TTP). Os níveis de fatores de coagulação individuais também podem ser determinados.

Quais exames laboratoriais são usados para avaliar a coagulação sanguínea?

Os principais exames presentes no coagulograma são:
  1. Tempo de sangramento (TS) ...
  2. Tempo de Protrombina (TP) ...
  3. Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) ...
  4. Tempo de Trombina (TT) ...
  5. Quantidade de plaquetas.