Do G1, em São Paulo
O Tratado de Poncho Verde, Convenção de Poncho Verde ou Paz de Poncho Verde foi um acordo que pôs fim à Revolução Farroupilha, voltando o território litigante a fazer parte do Império do Brasil, de D. ... É aceita como data de sua assinatura o dia 1º de março de 1845, quando foi anunciada a paz.
O Tratado de Poncho Verde é o nome dado a um acordo que pôs fim na Revolução farroupilha, voltando o território do Rio Grande do Sul a fazer parte do Império do Brasil. Dia 28 de fevereiro os Farroupilhas assinaram e, no dia 1° de março de 1845, quando foi anunciada a paz, Duque de Caxias assinou.
Ponche Verde é uma região assim denominada pelas suas verdes campinas. O local onde se concluíram as negociações foi nos campos da Carolina, à margem direita do Rio Santa Maria, a 38 km de Dom Pedrito/RS. O acordo foi assinado exclusivamente pelos farroupilhas.
As principais reivindicações da Revolução Farroupilha foram o reconhecimento dos gaúchos na defesa histórica dos territórios do Brasil, bem como a redução da taxação sobre os bens produzidos no Sul.
Resposta. Um dos principais motivos da Revolução Farroupilha foi a questão do Charque (pecuária) platina. A carne advinda de países como Uruguai e Argentina tinham um preço mais barato no território brasileiro, trazendo prejuízos aos pecuaristas gaúchos.
Quais as influências políticas e ideológicas que marcaram o desenvolvimento da Guerra dos Farrapos? ... De tal modo, notamos que os participantes criticavam fortemente a centralização política estabelecida pelo governo imperial e defendiam a organização de um governo constitucional e inspirado nos moldes do republicanismo.
Após alguns embates militares, os revoltosos proclamaram a República de Piratini. Depois de algum tempo, o governo imperial nomeou Duque de Caxias para comandar o exército que tentaria dar fim ao movimento.