A sobreposição de uma característica sobre as demais é que define o tipo de clima de uma determinada região. Os dez principais tipos de clima são: equatorial, tropical, subtropical, desértico, temperado, mediterrâneo, semi-árido, continental árido, frio da montanha e polar.
Basicamente, pode-se dizer que o Brasil tem seis domínios climáticos: clima equatorial, tropical, tropical semiárido, litorâneo, subtropical e tropical de altitude.
No continente americano destacam-se os climas tropicais, subtropicais, equatoriais, desérticos, semiáridos, mediterrâneo temperado, polar, frio de montanha, úmidos ou secos,etc.
A América do Sul pode ser dividido em quatro zonas climáticas distintas: tropical, temperada, seca e fria, distribuídas conforme o relevo da região. As chuvas são abundantes na maior parte da América do Sul, com exceção das áreas desérticas do Peru e norte do Chile, Patagônia argentina e nordeste brasileiro.
O clima temperado ocorre em latitudes que variam de 25º a 30° e podem ser divididos em três tipos diferentes: o clima temperado mediterrâneo, o clima temperado continental e o clima temperado oceânico.
O clima temperado caracteriza regiões cuja temperatura varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10 °C, nos meses mais quentes e entre -3 º e 18 °C, nos meses frios.
Localização do clima temperado Tanto na América do Norte, quanto no Brasil, os locais de clima temperado são devastados pela ação humana, a qual retira a vegetação original para dar lugar aos campos agricultáveis.
- Temperado Continental: Também de latitudes médias, o temperado continental está presente nas áreas interiores da América do Norte, da Europa e do leste da Ásia. O inverno é muito rigoroso e o verão quente - as médias de temperatura são -5ºC e 24ºC, respectivamente. As chuvas são escassas, sobretudo no inverno.
Clima Temperado Oceânico: encontrado nas latitudes médias próximas aos litorais, com ocorrência de precipitação abundante e bem distribuída durante todo o ano, e baixa amplitude térmica. O inverno é mais frio e o verão é ameno. Ocorre em algumas regiões da Europa.
O clima temperado oceânico sofre influência das massas de ar vindas do mar, sendo por isso, mais úmido . O clima temperado continental é encontrado no interior dos continentes e se caracteriza pela presença de chuvas mais escassas e amplitude térmica alta.
Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno).
No mundo se classificam pelo menos dez climas, os principais são: Equatorial: possui temperaturas médias acima de 25°C; clima quente e úmido, com índices pluviométricos anuais acima de 2000 mm. ... Tropical: temperatura variando em 20°C no inverno e 25°C no verão, com duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa.
O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local. ... Como um elemento da atmosfera, o clima está em constante interação com os elementos e fenômenos da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera, alterando e sendo alterado por esses diversos componentes.
O que é clima Ele é uma média do tempo em determinado local. Exemplos: Todo fim de ano faz muito sol em Brasília; O clima do Rio de Janeiro é o tropical.
Quais as causas das mudanças climáticas e do aquecimento global? As mudanças climáticas podem ter causas naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra ou podem ser consequência das atividades humanas.
Escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, além da insegurança alimentar, serão consequências das mudanças climáticas. ... Extinção de várias espécies, derretimento das geleiras e aumento do nível do mar são apenas algumas das consequências desencadeadas pelo aumento da temperatura global.
Porque as mudancas climaticas estao causando alteracoes na Terra que vao dificultar a vida do ser humano no planeta. O termo mudanca climatica faz referencia a variacao do clima em escala global ou em climas regionais ao longo do tempo.
As mudanças climáticas são alterações no estado do clima da Terra que persistem por um longo período de tempo. Esse fenômeno, que foi observado em toda a história da Terra, pode ter origem natural ou antrópica. Atualmente essas mudanças têm ocorrido de forma intensa em razão da ação do homem.
Cinco ações para combater as mudanças climáticas
Resposta. As mudanças climáticas resultantes da intervenção do homem ocorrem em função da poluição que atinge o planeta em todos os locais, principalmente no ar, onde a emissão de gases que provocam o efeito estufa está alterando o clima a nível mundial, aumentando a temperatura média do planeta.
Resposta. Resposta: No Brasil, um aumento de temperatura desta magnitude traria graves reflexos sobre a produção agrícola, a integridade das florestas e da biodiversidade, a segurança das zonas costeiras e a disponibilidade hídrica, e energética.
6 medidas para ajudar a reduzir as mudanças climáticas
Resposta. Resposta: Os efeitos climáticos são, sobretudo, o que os climatologistas chamam de eventos extremos, ou seja, mudanças no clima local que provocam enchentes, secas, ondas de calor e etc.
Consumo consciente, uso de transporte público, redução no uso de água e energia elétrica, reuso de materiais. Esses são alguns exemplos de ações que podem ser desenvolvidas pela população de Minas Gerais para contribuir com a diminuição do impacto das mudanças climáticas e aumentar a qualidade de vida no planeta.