O ponto certo de colheita é quando acontece a fase chamada de leitosa. Maduro, o noni ganha uma coloração mais esbranquiçada e fica molinho e pronto para o consumo.
O noni é encontrado facilmente nos mercados públicos e feiras livres da Região Metropolitana do Recife. O preço, no entanto, não é dos mais convidativos. No Mercado de São José, no centro da capital pernambucana, é possível encontrar o quilo da fruta por R$ 15. Uma unidade é vendida por R$ 2.
A noni parece a fruta-do-conde, mas seu sabor em nada se aproxima ao dela. Chega a ser amarga e só é possível consumí-la com prazer quando misturada a outro sabor. A combinação mais comum é com o suco de uva. Outra maneira de consumir a fruta é em forma de chá.
Corte dois frutos maduros (bem mole e de coloração amarelada) em rodela e bem lavados. Junte meio litro de suco concentrado de uva ou outro sabor com as rodelas do fruto do Noni em um liquidificador. Bata no modo pulsar para não quebrar as sementes.
Bater no pulsar do liquidificador 1 xícara (chá) do fruto maduro e amassado com um garfo + suco fresco de 1 limão + 250 ml de suco concentrado de uma frutas fresca e madura da estação. Coar numa panela furada 2 ou 3 para poder coletar as sementes*. Colocar em frasco de vidro limpo, tampar bem e manter na geladeira.
Embora o odor não seja muito agradável, o fruto pode ser comido cru ou cozido, assim como as sementes do fruto, que normalmente são ingeridas após assadas. É impressionante a quantidade de propriedades medicinais atribuídas ao Suco de Noni.
A parte da janaúba mais usada é o látex, retirado do tronco da árvore. A seiva é diluída com água fria para resultar no leite de janaúba, que pode ser consumido via oral, em compressas ou duchas. Para preparar, siga a proporção de 18 gotas de látex para 1 litro de água. Antes de usar, agite bem a mistura.
Para ter um uso correto, deve-se agitar bem a seiva já misturada com água. Recomenda-se tomar duas colheres das de sopa após o café, duas colheres depois do almoço e duas depois do jantar. Nos cânceres uterinos e retais, fazer duchas com a seiva de três em três dias, além de ingerir normalmente por via oral.
Aprecia pleno sol e deve ser cultivada em solo úmido, mas não encharcado. O solo deve ser rico em matéria orgânica. Regar diariamente na parte da manhã ou tarde.
Da tiborna de tomates: preaqueça o forno a 220°C. Enquanto isso, para retirar a pele dos tomates, faça uma cruz na parte inferior de cada um e mergulhe-os na água fervente por um minuto, tirando rapidamente para não deixar cozinhar. 12. Em seguida, corte os tomates em cubos pequenos.
Segundo a cultura popular do sertanejo, a Mucuíba tem propriedades anti-inflamatórias. “Ajuda no tratamento da gastrite, câncer, inflamação e até dor de dente”, acredita Agda Nascimento. ... Um copo do liquido pela manhã serve para aliviar dores renais, má digestão e inflamação”, revela Agda Nascimento.
O Barbatimão é uma planta medicinal, também conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima, e é muito usada para ajudar a tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta ou inchaços e hematomas na pele, por exemplo.
As propriedades do Barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antioxidante, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante.