A rinossinusite é definida como uma inflamação do nariz e dos seios paranasais caracterizada por dois ou mais sintomas, sendo que um deles deve ser obstrução nasal ou rinorréia (anterior ou posterior), acompanhados ou não de dor/pressão facial e/ou redução ou perda do olfato, além da presença de sinais endoscópicos de ...
“O tratamento da rinossinusite deve se basear na limpeza e desinfecção/desinflamação das cavidades nasais. Lavagem com solução fisiológica, anti-inflamatórios (principalmente os esteroides) e antibióticos são a base do tratamento”, informa o otorrinolaringologista Fabiano Haddad Brandão.
A rinossinusite bacteriana, vulgarmente conhecida como sinusite, define-se como uma inflamação de um ou mais dos seios perinasais que persiste durante menos de 3 semanas.
Compressa quente sobre o rosto ajuda a dilatar as vias. Se apenas um lado do nariz estiver entupido, deite-se sobre o lado oposto do corpo para o muco descer. Se não funcionar, inale vapores ou engula líquidos quentes, como chá de camomila, que relaxa as cavidades nasais e facilita a descida da secreção pela garganta.
Para fazer a limpeza, basta criar uma solução salina, misturando água mineral morna com sal. A medida ideal é uma colher de chá de sal para cada 500 ml de água. Feito isso, é preciso colocar a solução em uma seringa ou um recipiente próprio para a limpeza nasal.