Os sacos aéreos são estruturas cheias de ar que saem dos pulmões,e que auxiliam durante a respiração. A siringe é uma estrutura que produz o som e o canto das aves.
As aves apresentam dois pulmões conectados pela traqueia. ... Comparados aos dos mamíferos, pode-se dizer que os pulmões das aves são rígidos. Ao contrário dos mamíferos, que possuem alvéolos em fundo cego, as aves apresentam vias de condução que se ramificam repetidamente, em um único sentido, formando os parabrônquios.
Dotadas de ossos finos, leves e não maciços (que ajudam na redução do peso), as aves apresentam ossos pneumáticos que se unem a sacos aéreos (bolsas que saem dos pulmões), com a função de diminuir a densidade do animal, facilitando o voo e a natação (no caso de aves que mergulham).
O sistema respiratório das aves é, portanto, eficiente e consegue suprir a demanda energética do voo. Excreção: As aves não possuem bexiga urinária, o que garante maior leveza a esses animais. Além disso, excretam ácido úrico, um produto que não necessita de grande quantidade de água para a eliminação.
Entre as principais adaptações das aves ao voo, podemos citar a presença de ossos ocos e penas, músculos bem desenvolvidos e a ausência de estruturas que elevariam seu peso. As aves são animais que apresentam como característica peculiar a presença de penas.
Além de revelar que as aves batem asas em sequência ondulante quando estão em “V”, tal qual uma “ola” num estádio, os pesquisadores descobriram que elas adotam batidas contrárias nos momentos de troca do líder, quando voam uma diretamente atrás da outra, para evitar a faixa de turbulência declinante.
beija-flor
Com isso, conseguiram coletar dados que revelam que as aves são capazes de voar por pelo menos dez meses consecutivos. As descobertas foram publicadas na revista Current Biology. A pesquisa só foi possível graças a novos minúsculos componentes eletrônicos, super leves.
Condor-dos-andes - 4.
A cabeça e o pescoço do urubu são implumes, não têm penas. Esta falta de penas é uma adaptação de higiene: a falta de penas previne bactérias da carniça e expõe a pele aos efeitos esterilizantes do sol. Raramente ele voa mais alto que 400 metros.
Estas são as aves que mais voam alto na natureza, chegam a atingir cerca de 4 mil metros de altura, e além das altas altitudes ajudar na digestão dos alimentos as altas alturas ajudam na visão panorâmica, auxiliando na localização de alimentos.
Os urubus atingem grandes alturas porque pegam carona em correntes de ar quente, que. se deslocam para cima da atmosfera de forma circular. É por isso que quase sempre voam em. ... voam alto para ter uma visão panorâmica e localizar alimentos.
3.
Um urubu é capaz de ver um animal morto a 3000 m de altura e de sentir o cheiro de carniça a 50 km de distância.
O homem tem o hábito e a cultura de enterrar ou de cremar um corpo humano quando um ente querido vem a falecer, assim o corpo não fica exposto no ambiente, não criando oportunidade para o urubu se alimentar desse ser, por isso muitos acreditam que o urubu não ingere corpo humano, devido esse fato não ser muito ...
Elefantes têm o olfato mais poderoso do reino animal, sugerem cientistas | Natureza | G1. Mamífero tem sentido cinco vezes mais desenvolvido que o dos humanos. Investigação foi realizada por pesquisadores japoneses.
O urubu possui sentidos muito apurados: a visão e o olfato. No caso de seu olfato, ele pode detectar carne em processo de decomposição em concentrações tão pequenas quanto pequenas partículas por bilhão no ar. Eles procuram odores de animais mortos enquanto voam em colunas de ar.
Com o olfato mais apurado, o urubu-de-cabeça-vermelha e o urubu-de-cabeça-amarela encontram primeiro a comida e são seguidos pelos demais. ... Enquanto ele se esbalda, os demais, como o urubu-de-cabeça-preta, se afastam da carniça. O urubu-rei tem esse nome por causa do bico forte e da exuberante coloração de sua cabeça.
“A figura do urubu é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um urubu voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte”.
Além do significado espiritual do urubu, que limpa as energias densas dos lugares e pessoas, ele também é considerado um protetor no mundo terreno. O animal come o que polui a terra e transforma a carniça em remédio para os seres humanos. Trata-se da medicina da limpeza e purificação.