Resumo sobre o sistema digestório
Resposta. Boca, faringe, esôfago, fígado, pâncreas, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
Quando o alimento é ingerido, ele passa pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Durante o percurso, o bolo alimentar sofre a influência de órgãos e enzimas, que ajudam a extrair dele os nutrientes necessários.
As etapas da digestão
Etapas: BOCA: os alimentos são mastigados e passam pela faringe, depois vão até o esôfago. ESTÔMAGO: após o esôfago chegam ao estômago através de movimentos peristálticos (que fazem parte da digestão mecânica do alimento) o estômago produz o suco gástrico, que se mistura aos alimentos, formando um bolo alimentar ácido.
Ela pode ser dividida em três tipos: procedente, parcialmente procedente ou improcedente. O primeiro caso é quando o funcionário consegue ter direito à tudo o que foi pedido no processo.
Duodeno.. parte inicial do intestino delgado!
O intestino delgado é um órgão do sistema digestório que se apresenta como um tubo longo de aproximadamente 6 m e pode ser dividido em duodeno, jejuno e íleo. O intestino delgado é um tubo longo presente no sistema digestório que apresenta aproximadamente seis metros de comprimento.
Relacione as informações de acordo com as letras dos órgãos identificados a esquerda: ( A ) Faringe ( ) Tubo de aproximadamente 6 metros enrolado no abdômen. ( B ) Esôfago ( ) Recebe os alimentos vindos do esôfago. ( C ) Estômago ( ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
O sistema digestório é constituído pela cavidade oral, pela faringe, pelo tubo digestório (esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e canal anal) e seus anexos (pâncreas, fígado e vesícula biliar). O tubo digestório tem quatro túnicas (camadas): mucosa, submucosa, muscular e serosa ou adventícia.
A eliminação de resíduos insolúveis e outras substâncias é a função do intestino grosso. Histologicamente o tubo digestório é formado por 4 camadas, ou túnicas, principais: (1) uma camada mucosa interna, ao redor do lúmen, (2) uma camada submucosa, (3) uma camada muscular externa, e (4) uma camada adventícia ou serosa.
Uma das quatro camadas que é possível distinguir em qualquer órgão do sistema digestivo. É uma túnica constituída por duas camadas de fibras musculares. A camada externa apresenta orientação longitudinal e a camada interna apresenta orientação circular.
O intestino grosso apresenta quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular dupla e membrana serosa.
Aparecem principalmente no cólon sigmóide. O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: ceco (cecum), cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmóide), reto e ânus.
Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo. Cólon sigmoide: essa porção do cólon apresenta a forma de S. Reto: é um canal localizado na região anterior do sacro e termina no ânus.