Defendiam que a verdade era aparência e convencimento, de modo que não acreditavam em uma verdade "em-si" ou em um "mundo das ideias", de modo que se alguém era capaz de convencer os demais da validade de algo, esta coisa seria verdade.
Os sofistas foram sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da política, garantindo o sucesso dos jovens na vida política. Eles ensinavam a arte da retórica.
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. ... Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas.
O objetivo das lições sofistas eram nada mais, nada menos, do que ensinar em cima de argumentações e oratória, como obter lucro, persuadir, conquistar alianças, lucro e poder. Explicação detalhada: As lições sofistas, ensinavam sobre a boa retórica, e o poder da argumentação.
Resposta. Os sofistas afirmavam que eram iluminados e que tinham todo o conhecimento,já Sócrates afirmava que o homem mais esperto e aquele que sabe a sua própria ingnorância.
Foram Protágoras, Górgias, Isócatres, Hípias, Pródico, Crítias, Anafrodite, Trasímaco, mais além com os filósofos: Sócrates, Platão e Arístoteles.
Os sofistas se diziam especialistas na arte de educar os homens para a vida em sociedade, ensinavam a retórica: a arte do convencimento. 3. Relativismo, a existência dos deuses, a natureza da alma, rejeitam questões metafísicas, a habilidade de argumentar.
Os sofistas foram um grupo de filósofos que dedicavam a vida à discussão, eles faziam o que os advogados fazem hoje :D, para eles tudo era resolvido segundo um bom argumento, e isso era a base da democracia na grécia antiga, por isso eles tiveram grande impacto, eles ensinavam as pessoas a participar das decisões ...
sofistas foram quem iniciou o período humanista na filosofia antiga, viviam viajando de cidade em cidade levando seus ensinamentos aos jovens, e eram bem aceitos com seus diálogo pois respondiam a real necessidade do momento, passavam a ideia de difusão do saber aonde todos deveriam ter acesso ao saber.
A contribuição dos sofistas para a democracia grega Por meio do ensino da areté política, os sofistas possibilitaram aos demais cidadãos que participassem ativamente dos assuntos relacionados à pólis e ocupassem cargos de destaque, antes restritos à classe aristocrática.
Os sofistas foram amplamente criticados desde Sócrates até meados do século XIX. Em sua maioria, esses pensadores estiveram na cidade de Atenas, em razão da organização política dessa cidade-estado no século V a.C., mas não eram cidadãos.
Qual sistema de governo os sofistas ajudaram a fundamentar na antiguidade grega? A Democracia, que começou na Grécia, os Sofistas eram pagos pra ensinar política as pessoas, políticos só existem na democracia.
Resposta: Os sofistas eram os professores dos jovens políticos que logo exerceriam seus deveres na câmara e aprenderia a oratória e diversos outras habilidades que os ajudariam a serem bons cidadãos. Contudo, essa educação era só para aqueles que possuiam dinheiro para pagar as aulas oferecidas pelos sofistas.
Eles se julgavam sábios, possuidores da sabedoria e como Atenas passava por uma fase de crescimento cultural e econômico e paralelo a isto, o surgimento da democracia, os sofistas ensinavam principalmente a retórica, que é a arte da persuasão, instrumento principal para o cidadão que vivia a democracia.
Os sofistas correspondem aos filósofos que pertenceram à “Escola Sofística” (IV e V a.C). Composta por um grupo de sábios e eruditos itinerantes, eles dominavam técnicas de retórica e discurso, e estavam interessados em divulgar seus conhecimentos em troca do pagamento de taxa pelos estudantes ou aprendizes.