Quando a viscosidade independe da tensão de cisalhamento, o fluido é chamado de Newtoniano. Fluidos não Newtonianos possuem uma viscosidade que depende da tensão de cisalhamento. No entanto, mesmo em fluidos Newtonianos, a viscosidade não é uma constante; ela depende da temperatura.
Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na interface entre duas fases químicas. Ela faz com que a camada superficial de um líquido venha a se comportar como uma membrana elástica. Esta propriedade é causada pelas forças de coesão entre moléculas semelhantes, cuja resultante vetorial é diferente na interface.
6.
O stokes é a unidade cgs para viscosidade cinemática. Ele é abreviado S ou St, e leva este nome em homenagem a George Gabriel Stokes. Algumas vezes é expresso em termos de centistokes (cS ou cSt). Nos Estados Unidos, Stoke é às vezes empregado como a forma singular; o plural é sempre stokes.
Como ele funciona? Uma amostra é forçada a extrudir por meio de um cilindro ou matriz de dimensões bem definidas sob alta pressão. A queda de pressão no cilindro ou na matriz é medida para fornecer dados de taxa de fluxo da pressão para o fluido, a partir dos quais a viscosidade é calculada.
Para os lubrificantes, usam-se análises a 40°C e 100°C. Os métodos de medição de viscosidade mais comuns são descritos nas normas ABNT NBR 10441 e ASTM D 445. Viscosímetros usualmente dependem da força da gravidade sobre o fluido para fazê-lo passar por um capilar.
Em certos casos, recomenda-se até o uso de um óleo com viscosidade maior do que a indicada no manual para compensar o desgaste, que seria um óleo mais “grosso”. Neste caso, o motor que usa o óleo, por exemplo, 10W30, poderia passar para um 15W40, podendo-se assim reduzir a frequência de se completá-lo no cárter.
Tem um grau de viscosidade quente de 40oF, o que significa que é tão viscoso quanto 10w40 em altas temperaturas, mas menos viscoso do que óleos como 15w50.