Complemento nominal ou adjunto adnominal?
Essa função de limitar ou completar o sentido dos nomes que alguns termos possuem dentro da oração é denominada complemento nominal. Assim, podemos definir que: Complemento nominal é o termo integrante da oração que vem ligado por preposição ao substantivo, ao adjetivo ou ao advérbio cujo sentido integra ou limita.
Já o complemento nominal é o termo da oração que completa, dentro da sentença, o significado de um adjetivo, de um advérbio ou de um substantivo sempre abstrato, por intermédio de uma preposição obrigatória. ... “Maria estava consciente de tudo.” Neste caso, “consciente” é adjetivo e “de tudo” completa seu sentido.
a) Transitivo Direto: é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória. ... b) Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória.
Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas: - No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto.