O professor Gustavo Schueler, do cursinho pH, dá dicas sobre cinética química, que estuda a velocidade das reações. São quatro os fatores que influenciam essa velocidade: a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador.
O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir).
O comprimido triturado foi dissolvido primeiro e os alunos puderam concluir que a trituração do comprimido pode ser comparada a mastigação, pois triturar o alimento ajuda na digestão.
Por que os comprimidos efervescentes se dissolvem mais rápido em água natural do que em água gelada? Porque o calor ajuda na reação. O comprimido é formado basicamente por carbonato, bicarbonato de sódio e um ácido. ... Como em qualquer outra combinação química, o calor acelera o processo.
Alguns solutos, como sal de cozinha (NaCl), ionizam, ou se separam em partículas carregadas chamadas de íons, quando estão em solução aquosa. Isso permite que a solução conduza eletricidade, que é o motivo pelo qual essas soluções são chamadas de eletrólitos.
Resposta: O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir).