Semiperímetro é a medida da metade do perímetro de uma figura geométrica. Costuma ser representada pela letra "S" (maiúsculo), enquanto o perímetro completo é representado por "P". É utilizado na fórmula de Heron para o cálculo da área de um triângulo e no cálculo da área de um polígono regular.
Para calcular o perímetro de qualquer figura geométrica é só somar as medidas dos lados dessa figura. Ao achar o seu perímetro q seria a soma de seus lados você irá dividi-lo por dois e assim achará o seu semi perímetro. Semiperímetro é a medida da metade do perímetro de uma figura geométrica.
O perímetro é a medida do contorno de uma figura geométrica e pode ser obtido pela soma dos lados de um polígono ou, no caso dos círculos, por meio de uma fórmula.
Perímetro: valor encontrado quando se soma os quatro lados da figura. É expresso pela fórmula: 2(b + h). Assim, ele corresponde a soma de duas vezes a base e a altura (2b + 2h).
Área e perímetro são cálculos direcionados para as medidas de uma figura geométrica. A área equivale ao tamanho da superfície, e o perímetro o resultado da soma dos seus lados. Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h).
O perímetro do quadrado se caracteriza pela soma de todos os lados de um quadrado. Perímetro indica a medida do cumprimento de um contorno, neste caso o contorno das formas geométricas quadradas. Já o quadrado é uma figura geométrica com quatro lados iguais e regulares, configurando-se como uma forma quadrilátera.
Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.
J. 2 Polígonos