Nós deparamos com vários tipos de pragas que afetam a produtividade do arroz e danos econômicos aos produtores, observamos varias pragas tais como: broca do colo (Elasmopalpus lignosellus Zeller), pulgão da raiz (Rhopalosiphum rufiabdominale), cascudo preto (Euetheola humilis), acaro (Schizotetranychus oryzae), ...
Pragas do feijão de fases iniciais
A operação de colheita é realizada, geralmente, por diversos tipos de máquinas, desde as de pequeno porte tracionadas por trator, até as colhedoras automotrizes, dotadas de barra de corte de até 6 metros de largura, as quais realizam, em sequência, as operações de corte, recolhimento, trilha e limpeza.
A duração do ciclo varia entre 100 e 140 dias para a maioria das cultivares cultivadas em sistema inundado, sendo que a maior parte da variação entre cultivares ocorre na fase vegetativa. As cultivares de arroz de sequeiro tem duração de ciclo entre 110 e 155 dias.
A colheita pode ser feita manualmente com auxílio de ferramentas, mecanizada com máquinas desenvolvidas especificamente para este fim ou através de uma lâmina tracionada por trator que desprende os bulbos e facilita a colheita manual (Figura 12 A).
Durante a primeira fase – crescimento da planta – colhe-se hortaliças de brotos, caule, folhas e frutos, quando as partes para consumo ainda se encontram tenras. Na segunda fase – maturação fisiológica – é comum a colheita de frutos verdes; na terceira fase – amadurecimento – colhe-se frutos maduros.
Para a colheita manual, são utilizadas facas para facilitar o corte das raízes de cebola. Os dias secos e ensolarados são os melhores para a colheita da cebola. Depois de colhida, a folhagem da cebola precisa ser seca para que posteriormente seja feito o corte do “pescoço”.
85 dias
No esquema que se segue (Figura 2) estão representadas as fases de crescimento vegetativo da cebola. Os números referem-se ao número aproximado de dias do semeio, considerando cultivares com ciclo vegetativo em torno de 135 dias.
Semeando cebola com sementes Deixe uma de suas plantas de cebola soltar sua haste floral e amadurecer as sementes. Recolha-as e semeie. No ano seguinte você terá novos pés de cebola para colher e usar.
A cebola desenvolve-se melhor em solos profundos, ricos em matéria orgânica, com boa retenção de umidade, bem drenados e "leves". Em geral, os solos de textura média, quando bem drenados, são os mais indicados por possuírem boas condições físicas e maior eficiência produtiva.
Na Lua Minguante deve iniciar-se o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura. Colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho.
Na semeadura direta, é realizado em etapa única, distribuindo as sementes no local definitivo. No transplante de mudas, primeiro semeie a cebola em canteiros ou recipientes próprios para produção, como bandejas; em seguida, quando as mudas estiverem com duas a três folhas, leve-as para o local de cultivo.
Sudeste
novembro
Calendário Lunar de 2020