Logo no primeiro contato com a família o Genograma pode ser montado, num processo de “conversa” muito mais do que uma “entrevista”, as informações vão sendo coletadas de acordo com cada significado para aquela família.
‡ Um genograma é uma representação gráfica das relações e da história médica e psicológica de uma família, com foco em uma pessoa. ‡ Ele se difere de uma simples árvore genealógica pois permite a visualização de padrões hereditários e fatores psicológicos que pontuam as relações.
Basta usar o software de genogramas Edraw para criar genogramas profissionais e completos com imensos símbolos vetoriais incorporados e modelos gratuitos.
Canva (Web) Muitas pessoas estão familiarizadas com esta ferramenta como um criador de modelos. No entanto, você também pode usá-lo para fazer genogramas detalhados.
O Genograma representa o mapea- mento gráfico da “história e do padrão familiar, mostran- do a estrutura básica, a demografia, o funcionamento e os relacionamentos da família”, configurando-se como um gráfico sumário dos dados coletados (McGoldrick & Gerson, 1995, p. 145).
O genograma tem sido definido como um desenho gráfico da vida familiar com o objetivo de levantar informações sobre os seus membros e suas relações, através de gerações, constituindo-se numa ferramenta de avaliação muito utilizada pela terapia sistêmica de família.
As vantagens da utilização do genograma no cuidado à criança são: maior envolvimento da criança, facilitando a relação entre ela e o profissional; revelar a percepção da criança sobre as relações familiares; oferecer aos profissionais valio- sas informações que podem servir como orientadoras para a continuidade do ...