Tipos de Lâmpadas Fluorescentes As lâmpadas fluorescentes podem ser classificadas em: tubulares (comuns e de alta resolução de cores), eletrônicas (com reatores integrados), circulares e compactas.
Características da lâmpada: Emite praticamente uma só cor (amarelo – alaranjado). Não permite a distinção das cores dos objectos que ilumina (fraco índice de restituição de cor). Tem uma elevada eficiência luminosa (da ordem de 150 lm/w). Tem uma vida útil elevada (cerca de 9 000 horas).
As lâmpadas fluorescentes funcionam a partir da ionização de gases confinados em seu interior. Ao retornarem ao estado inicial, os gases emitem luz. As lâmpadas fluorescentes funcionam por meio da ionização de átomos de gás argônio e vapor de mercúrio.
Conheça 4 tipos de lâmpadas e suas principais características
As halógenas são amplamente encontradas em estabelecimentos comerciais e as fluorescentes ainda são as campeãs de vendas devido aos preços acessíveis, mas as lâmpadas LED têm se provado a cada dia como o melhor investimento de agora em diante.
lâmpada incandescente
Por produzir menos calor, as lâmpadas fluorescentes chegam a ser até quatro vezes mais eficientes - e econômicas - do que as incandescentes.
As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.
lâmpadas LED
Descubra qual é a lâmpada mais econômica.
Por fim, as grandes campeãs de economia são as lâmpadas LED, que chegam a reduzir o consumo de energia elétrica em até 85% em comparação às demais. Elas são mais caras que as incandescentes, halógenas ou fluorescentes, no entanto, podem durar até 30.
Para fazer uma comparação: uma única lâmpada fluorescente de 15W equivale à uma incandescente de 60W, fazendo com que a conta de luz fique até 80% mais barata. Esse é o tipo de lâmpada mais econômico da lista: 80% mais econômica que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes.
Para as lâmpadas, normalmente se classifica assim:
A dica é olhar na embalagem a unidade de medida Kelvin (K), referente à temperatura da luz. Quanto maior a temperatura, mais claro é o tom da luz. Para cômodos mais “gerais”, como cozinha e áreas de serviço, são indicadas as lâmpadas de tonalidades mais claras.
Quais lâmpadas são permitidas em 2021?
O farol super branco, além de moderno, auxilia nas questões de visibilidade. Também é uma boa forma de sinalização dos obstáculos que pode ser colocado no carro. Da mesma forma que a lâmpada em LED, é necessário que os faróis estejam regularizados pelo Inmetro.
lâmpadas de led
Em termos relativos, a resolução 254/2007 do CONTRAN diz que o uso é permitido da seguinte maneira: 28% a 100% aos vidros laterais traseiros e vidro traseiro; 70% a 100% para vidros laterais dianteiros; 75% a 100% ao para-brisa.
G20, com apenas 20% de transparência; G35, de 35% de transparência; G50, com 50% de transparência; G70, de 70% de transparência.
Quanto menor a transparência também é menor o número associado à letra G. Por isso a película G20, intermediária, é muito usada por ser permitida e ter uma transparência baixa. A G35, é mais clara e a que menos interfere na visibilidade dos ocupantes enquanto a G5 é completamente escura e proibida por lei.