Quais são as suas características? Uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.
A Avaliação Diagnóstica também pode ser acessada pelo computador. A avaliação no formato web pode ser acessada pelo link https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021. O aluno deve clicar em “Clique aqui - Avaliação Diagnóstica 2021”, inserir o login e senha e clicar em “Sign in with google”.
2. Diversificação dos instrumentos de avaliação de aprendizagem é importante
Observa-se que para que o professor seja capaz de realizar uma avaliação diagnóstica, é preciso que exerça um dos principais papéis dentro de suas práticas pedagógicas, no que tange ao diagnóstico prévio de seus alunos.
Para realizar a avaliação dos alunos, é importante fazer relatórios sobre cada um deles ao final de cada etapa. Como esses relatórios serão entregues aos pais, a elaboração deve ser bem precisa acerca das informações coletadas, além de descrever e avaliar a criança na escola durante essa etapa.
Como fazer um relatório de avaliação
Quando a LDB estabelece que a avaliação deve ser contínua e priorizar a qualidade e o processo de aprendizagem (o desempenho do aluno ao longo de todo o ano e não apenas numa prova ou num trabalho), usa outras palavras para expressar o que o jargão pedagógico convencionou chamar de avaliação formativa.
Você já se perguntou como os alunos enxergam a avaliação de sala de aula e como eles podem nos ajudar a refletir sobre nossas práticas? A maioria dos estudos sobre a avaliação da aprendizagem analisam a visão do professor sobre a efetividade desse processo e seus diversos usos.
Falar em avaliação em história é pensar em prova e na sua elaboração: lista de perguntas e testes sobre o conteúdo trabalhado, valendo “pontos” que, somados, compõem a nota final. Conhecemos esse modelo de avaliação em história e fazemos uso dele como instrumento de poder para controlar a disciplina dos alunos.