O primeiro passo é verificar as narinas. É lá que ficam os orifícios que permitem que esses animais respirem. Nesse local existe uma espécie de cera colorida, que permite a distinção entre os gêneros. Os machos possuem essa cera na cor azul, enquanto a fêmea exibe uma coloração que varia do branco ao marrom.
Reprodução do periquito-verde Não existem diferenças visíveis entre machos e fêmeas, sendo necessário fazer o exame de DNA caso queira ter certeza. Um hábito comum nesta ave é o galanteio, ou seja, macho e fêmea ficam arrumando as penas um do outro e também se acariciando.
Não possui dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea de periquito-rei são visualmente semelhantes. Esta espécie geralmente segura os frutos com o pé direito e retiram as sementes com o bico, ingerindo-as posteriormente.
As fêmeas, por outro lado, além de serem menores, apresentam uma figura que tende a ser mais arredondada. Outro método para saber o sexo de um pássaro pelo olhar é observar a zona traseira do animal, na área próxima ao ânus, na parte posterior do corpo. Nos machos, poderá se notar uma pequena protuberância.
Palpação púbica para saber o sexo de um papagaio Se for fêmea, é possível poder perceber uma separação entre os ossos do púbis, que pode chegar a medir mais de meio centímetro. Este vazio é por onde vai passar o ovo, portanto, se o animal não tiver esse espaço, ele pode ser macho.
Tabela de preços