Tela subcutânea: é constituída por tecido conetivo frouxo. Fáscia espermática externa: é uma lâmina conjuntiva que provem das duas fáscias de envoltório do músculo oblíquo externo do abdome, que desce do ânulo inguinal superficial para entrar na constituição do escroto.
Eles também produzem vários hormônios, sendo o principal deles a testosterona. O escroto está pendurado fora do corpo porque precisa manter uma temperatura ligeiramente mais baixa que o resto do corpo. Esta temperatura mais baixa ajuda a manter a produção de espermatozoides.
É normal que os testículos subam e possam se esconder na região da virilha, não sendo palpáveis. Isso acontece especialmente nas crianças, devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode se manter ainda durante a idade adulta, passando a ser chamado de testículo retrátil.
A varicocele é uma dilatação das veias do testículo que acontece, mais frequentemente, no testículo esquerdo, mas que também pode afetar apenas o direito ou ambos. Esta alteração provoca um desconforto constante, inchaço nos testículos e a sensação de calor, especialmente após caminhar ou fazer alguma atividade física.
A primeira mudança da puberdade geralmente inicia-se com crescimento de seios (desenvolvimento das mamas). Nas meninas que moram nos Estados Unidos, essa mudança ocorre geralmente em torno de oito a 13 anos. Pouco depois, os pelos pubianos e os pelos das axilas começam a crescer.
Em meninos, a puberdade ocorre, geralmente, entre 10 e 14 anos. No entanto, é perfeitamente normal que possa ter início aos nove anos ou que se prolongue até os 16. A puberdade pode ter início precocemente aos nove anos e continuar até os 16. Na puberdade, os testículos aumentam a produção de testosterona.