Na fase do sono REM, acontece o descanso profundo e liberação de hormônios, além do repouso da mente. É uma fase de extrema importância para a recuperação da energia física. Nela também é quando acontece uma intensa atividade cerebral e a consolidação a consolidação da memória.
De acordo com o especialista, o sono REM é a fase mais importante para a consolidação da memória. E complementa: “Dormir e sonhar são imprescindíveis para a saúde física, mental e para o bem-estar”.
Entre as funções atribuídas ao sono REM estão a manutenção da homeostase (o equilíbrio dos sistemas biológicos para que o corpo funcione bem), a consolidação da memória, a regulação da temperatura do corpo, entre outras.
No entanto, para que se consiga atingir o sono REM são necessárias algumas medidas antes de dormir, como evitar uso de celular, ingestão de bebidas e alimentos ricos em cafeína e álcool e é preciso manter um ambiente escuro para ativar a melatonina, que é o hormônio produzido pelo corpo com função de regular o sono.
As Etapas do Sono
O sono é um processo natural no qual há redução da consciência e das atividades corporais. É dividido em duas fases: o sono não-REM e o sono REM, que apresentam características e estágios diferentes. O sono não-REM é caracterizado por atividade cerebral menos intensa.
Ou seja, a regra das 08 horas de sono nem sempre precisa ser seguida à risca. Porém, o que precisa realmente ser seguido é a qualidade deste sono. Seja de 07 ou de 11 horas, é necessário que ele passe por todas as etapas, principalmente a de sono profundo (REM).
Um ciclo completo de sono dura entre 90 e 110 minutos. Os primeiros ciclos de sono a cada noite contêm períodos relativamente curtos de sono REM e períodos longos de sono profundo. À medida que a noite passa, os períodos de sono REM aumentam enquanto os de sono profundo diminuem.
O sono é coordenado por um hormônio chamado melatonina. Ela é produzida pela glândula pineal, bem no meio do cérebro, e é a chave do “relógio interno” que nos faz dormir e acordar em ciclos de 24 horas. A melatonina também está presente em outros animais, em plantas e até em micróbios.
À noite, quando dormimos, é preciso economizar energia, por isso o corpo detém a combustão calórica, fazendo com que se sinta frio. Isso ocorre porque os olhos, mais ou menos uma hora após se cair no sono, movem-se para frente e para trás, mas não percebemos isso. A mente trabalha incessantemente enquanto dormimos.
Em Configurar Sono, toque em Começar > Seguinte. Siga as instruções na tela para definir: Metas de Sono: defina quantas horas você gostaria de dormir. Hora de Dormir e Hora de Acordar: defina o horário que você gostaria de ir para a cama e de acordar.
As pulseiras de atividade ou smartwatches que possuem contador de calorias contam com diferentes algoritmos que, a partir de uma série de dados exibidos ao usuário, calculam a quantidade de calorias queimadas em cada atividade física.
O rastreador mede o movimento do usuário por um ciclo de sono, existem cinco estágios de sono. Cada um dos ciclos é de aproximadamente 90 minutos. Por meio do movimento que o usuário faz, baseado nestes cinco ciclos, que é classificada a qualidade de sono.
Veja como você está dormindo Deslize a coroa virtual ou deslize pela tela para cima ou para baixo e abra a tela do rastreador de sono. Os padrões de sono são analisados e registrados com a sua frequência cardíaca.
A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano. Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções extremamente importantes: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras.
01 – Sono Constante
Falar dormindo geralmente ocorre durante saídas transitórias do sono REM. Posteriormente, falar dormindo pode ocorrer no sono REM, e as palavras faladas no sono são ditas alto. Falar dormindo pode ocorrer por si mesmo ou ser conseqüência de outra desordem do sono como: Distúrbio de comportamento no sono REM.