A história dos 17 gols da maior artilheira das Copas do Mundo: Marta - Footure - Futebol e Cultura.
Marta começou a jogar futebol no juvenil do Centro Sportivo Alagoano (CSA), em 1999. No ano seguinte foi contratada pelo Vasco da Gama, onde jogou no profissional entre os anos de 2000 e 2002. Do Vasco da Gama foi para o Santa Cruz Futebol Clube de Minas Gerais, onde permaneceu entre 2002 e 2004.
Orlando Pride#10 / Avançado
Jogador de futebol
Seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, Marta atualmente defende o Orlando Pride, dos Estados Unidos.
Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva. Um recorde não apenas entre mulheres mas também entre homens.
Quantos gols a Marta fez pela seleção feminina de futebol? Marta já marcou 108 gols pela seleção brasileira, sendo 17 deles em Copas do Mundo.
Dois Riachos, Alagoas, Brasil
Alagoas
Atualmente no Orlando Pride, dos EUA, Marta, após ter jogado no juvenil do CSA, em Alagoas, se profissionalizou em São Januário, onde chegou em 2000. Em sua primeira competição pelo clube, conquistou o Brasileiro sub-19. Também quando era jogadora do Vasco, a atacante foi convocada pela primeira vez para a seleção.
Marta interrompeu seus estudos na PUC-SP para acompanhar Eduardo, que fora estudar mestrado em Economia, nos Estados Unidos, entre 1966 e 1967. Neste período, estudou psicologia infantil na Universidade Estadual de Michigan, mesma instituição em que seu esposo estudava.
2000
Marta ressaltou o papel de sua mãe para que ela seguisse jogando quando criança e lembrou de um episódio particular, quando foi impedida de participar de um torneio por ser uma garota e se decepcionou com a falta de apoio de seu time.
Vencedora cinco vezes do prêmio, ela é a única sul-americana na lista de finalistas. As demais são europeias. Também foram indicadas a norueguesa Lyon Ada Hegerberg e a alemã Dzsenifer Maroszan.
A brasileira Marta completa o time de vencedoras do prêmio feminino e é a maior vencedor da história do prêmio: Cinco vezes (2006 a 2009 e 2018, última edição).
Durante a premiação, foi entregue a ele sete troféus da Bola de Ouro. A France Football revisou toda a lista usando as regras atuais e decidiu conceder a Pelé uma justa correção histórica. Na revisão, o brasileiro teria vencido em 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970.
Lionel Messi é um dos melhores jogadores de todos os tempos, algo refletido em seus gols, assistências e títulos pelo Barcelona, mas também pelos prêmios individuais recebidos. O argentino é o recordista em Bolas de Ouro: em seis ocasiões foi escolhido como melhor do mundo pela France Football.
LIONEL MESSI : 36 TÍTULOS
2013: 5º (com Bola de Ouro) 2014: 7º (com Bola de Ouro) 2015: 3º (com Bola de Ouro) 2016: 4º
Com o apelido de "fenômeno", o atleta entrou para elite do futebol mundial ao ganhar três prêmios de Melhor do Mundo da Fifa. Com a seleção brasileira, Fenômeno viveu a fase de ouro subindo ao topo do mundo com duas Copas.
Vencedores
Ao todo cinco brasileiros já tiveram a honra de ser o melhor jogador do mundo. Você sabe o que eles tem em comum? Confira! A última vez que um brasileiro levantou este tão cobiçado caneco foi em 2007, com Kaká.
A 2 dezembro de 2008, Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro vencia a primeira Bola de Ouro. O culminar de um ano inesquecível, mas já lá vamos. Era a última época do craque português em Old Trafford.
No lado oposto, três brasileiros estão concorrendo ao prêmio, como Ronaldinho Gaúcho, Rivelino e Rivaldo. A lista é completada com Cristiano Ronaldo, Thierry Henry, Ryan Giggs, Oleg Blockhine, Dragan Dzajic, Karl-Heinz Rummenigge e Hristo Stoichkov.