Os anticorpos anti-microssomais (ou anti-tiroperoxidase) e anti-tireoglobulina são detectáveis em grande parte nos indivíduos acometidos por tireoidite de Hashimoto, tireoidite atrófica, tireoidite pós-parto e boa parte dos acometidos por doença de Graves.
A doença de Graves é uma das principais situações em que a antiperoxidase tireoidiana está alta e acontece porque esse autoanticorpo atua diretamente na tireoide e estimula a produção de hormônios, resultando em sintomas característicos da doença, como dor de cabeça, olhos arregalados, perda de peso, suor, fraqueza ...
Anticorpo anti-TPO (anticorpos anti-tireoperoxidase) A tireoperoxidade (TPO) é uma enzima presente nas células epiteliais da tireoide que participa da síntese dos hormônios tireoidianos. Mais de 90% dos pacientes com tireoidite de Hashimoto possuem anticorpos anti-TPO (antigamente chamado anticorpos anti-microssomal).
A peroxidase tireoidiana (TPO), uma enzima que catalisa as etapas de iodinação e acoplamento da biossíntese do hormônio tireoidiano, é agora conhecida como o principal antígeno microssomal. O principal uso deste exame é a confirmação do diagnóstico de doença auto-imune da tireóide.
A tireoglobulina é um marcador tumoral muito utilizado para avaliar o desenvolvimento do câncer de tireoide, especialmente durante o seu tratamento, ajudando o médico a adaptar a forma de tratamento e/ou as doses, de acordo com os resultados.
O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo. Essa patologia é caracterizada pela produção insuficiente de de hormônios T3 e T4.
Antes de explicarmos como interpretar os resultados destes dois hormônios, é preciso saber quais são os seus valores de referência (estes valores podem mudar discretamente de um laboratório para outro). Valores normais de TSH: 0,4 to 4,5 mU/L. Valores normais de T4 livre: 0.
1. Dosagem de hormônios da tireoide
Nesse caso é normal o TSH estar baixo, e o T4 alto, mas se o T4 ainda estiver entre 01 e 04 μUI/mL, isso pode indicar hipertireoidismo subclínico. TSH baixo e T4 baixo, pode indicar anorexia nervosa, por exemplo, mas em todo caso o diagnóstico é dado pelo médico que solicitou o exame.
A nível global, a principal causa do hipotireoidismo, e por consequência do TSH elevado, é a deficiência de iodo. Ele é fundamental na produção dos hormônios tireoideanos, que levam 3 (T3) ou 4 (T4) átomos de iodo em suas moléculas.
A tireoidectomia total geralmente é realizada nos casos em que há nódulos tireoideanos com suspeita de malignidade, sinais de compressão ou desconforto no pescoço , e quando há um problema estético gerado pelo aumento da glândula (bócio ).