Equipamentos de Proteção Coletiva, ou EPC, são equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade. ... Como exemplos de EPC podem ser citados: Redes de Proteção ( nylon) Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
Para garantir a integridade física dos trabalhadores, existem duas categorias de equipamentos de proteção regulamentadas por normas do Ministério do Trabalho: os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).
São equipamentos de contenção que possibilitam a proteção do trabalhador e as demais pessoas em uma determinada área. Devem estar instalados em locais bem sinalizados e de fácil acesso. São utilizados, portanto, para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e, em caso de acidentes, reduzir suas consequências.
EPC: Equipamento de Proteção Coletiva
Confira os EPIs mais comuns!
Qual a importância dos EPCs? Enquanto os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual, os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva, utilizados para proteger todos os trabalhadores dos possíveis riscos durante a realização das atividades. Eles podem (e devem) ser combinados com os EPIs.
Caso haja uma fiscalização do Ministério Público do Trabalho, estar sem os EPCs pode significar a interdição do estabelecimento ou do projeto....O que é um EPC?
EPC para eletricistas: Quais são?
Alta Tensão (AT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
definem circuitos de alta tensão como aqueles com mais de 1000 V em corrente alternada e pelo menos 1500 V em corrente contínua, distinguindo-os de circuitos de baixa tensão (50–1000 V CA ou 120–1500 V CC) e de extra-baixa tensão (< 50 V CA ou < 120 V CC).
A unidade de medida da tensão é o Volt (V). Os níveis de tensão que alimentam residências e indústrias podem variar de localidade. No Brasil, há vários níveis de tensões: 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts.
A NR 10 é obrigatória para empresas e profissionais que atuam em serviços ligados à eletricidade com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada, bem como superior a 120 Volts, em corrente contínua. Neste sentido, envolve-se trabalhadores qualificados, habilitados, capacitados e autorizados.
A água é uma boa condutora de eletricidade, além de ser nociva à conservação de elementos metálicos de uma instalação elétrica.
A conclusão é que a água funciona como um resistor ligado à um circuito. Sendo assim, quanto maior for a resistência da água, maior vai ser a tensão medida sobre ela. Então pessoal, o alerta que eu faço é que a água e a eletricidade não combinam!
Os obstáculos devem impedir:
A linha viva é uma técnica importante de segurança do trabalho, desenvolvida e implementada para proteger os profissionais do setor de energia elétrica — para diminuir ao máximo o nível de acidentes e preservar a vida desses trabalhadores.
A relação entre a distância da queda e o comprimento da corda ou talabarte é chamado de fator de queda. O fator de queda foi criado com objetivo de calcular a força de impacto exercida pelo corpo do trabalhador no momento de uma queda.
De extrema importância na construção civil, a norma que regula a questão do trabalho em altura NR 35, que é toda atividade executada acima de dois metros, onde haja risco de queda. Ela estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para este tipo de serviço, envolvendo: o planejamento. a organização.