Viveu-se em uma economia que sabia muito bem promover a prosperidade e aumentar a miséria. Foi nesse momento que, durante o Governo de João Goulart (1961 – 1964), os movimentos pró e anti-revolucionários eclodiram no país. A urgência de reformas sociais viveu em conflito com o interesse do capital internacional.
Sua característica básica é o contato direto entre as massas urbanas e o líder carismático, supostamente sem a intermediação de partidos ou corporações. Para ser eleito e governar, o líder populista procura estabelecer um vínculo emocional com o "povo".
O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado pelos presidentes: Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart. Eles tiveram um caráter populista pela imagem carismática e pelo momento de efervescência de alguns segmentos da sociedade.
Foram presidentes durante o período da República populista:
A constituição de 1946 (no período da chamada etapa educacional populista: 1946-1960) levou à precisão de elaborar leis e diretrizes para o ensino. Começa a longa peregrinação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sancionada somente em 1961. Essa lei visava substituir a Reforma Capanema de 1942.
Com o fim da Era Vargas, o Brasil viveu o que chamamos de República Liberal Democrática. Nesse período os principais presidentes a frente do país foram: Dutra, Getúlio Vargas (em seu governo), Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.
Por um lado, Getúlio foi responsável por importantes direitos sociais, como o voto feminino e os direitos trabalhistas; por outro, governou o país de forma autoritária durante o período ditatorial conhecido como “Estado Novo”. ... Neste post, o Politize!
Durante esse período, também se destacou a política trabalhista, destacando-se a criação do salário-mínimo (1940) e Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943. Os sindicatos passaram para o controle do Estado.
Verificado por especialistas. Positivos: as cidades cresceram, as industrias e a politica se tornou forte, interferiu na economia, teve uma nova relação com os trabalhadores urbanos, passou a existir o voto universal, qualquer um poderia votar, criou o salario minimo, dentre muitos outros benefícios aos trabalhadores.
Verificado por especialistas Entretanto, os pontos negativos principais foram o próprio regime ditatorial em si e a perseguição aos sindicatos trabalhistas, proibindo manifestações contrárias à ditadura dele. Ele também removeu todos os deputados e centralizou o poder na figura dele mesmo.
Verificado por especialistas Foram pontos positivos do governo de Getúlio Vargas a consolidação das Leis Trabalhistas, o fortalecimento do setor industrial nacional, a criação da CSN e da Petrobrás e a participação do Brasil na Segunda Guerra contra os nazistas.