A corrida espacial, iniciada em 1957, foi uma competição tecnológica, travada entre a União Soviética e os Estados Unidos pela conquista da órbita terrestre. O objetivo era desenvolver tecnologia que permitisse a construção da primeira aeronave espacial tripulada em órbita e a chegada à Lua.
A corrida espacial aconteceu entre 1957 e 1975 sendo um dos capítulos da Guerra Fria. Nela, americanos e soviéticos disputavam a hegemonia na exploração espacial. ... A corrida espacial foi responsável por mobilizar altas quantias de dinheiro com o intuito de promover a exploração do espaço.
A corrida espacial fez com que grandes somas fossem investidas em diversas tecnologias relacionadas com a exploração espacial, como as tecnologias de telecomunicação, computação e engenharia de materiais.
Os dois países tentavam medir força, buscavam produzir cada vez mais armamentos de destruição em massa, como forma de ameaçar o inimigo. O processo da corrida armamentista resultou também na propagação da tecnologia aeroespacial e o aumento da rivalidade entre EUA (capitalista) e URSS (socialista).
A corrida espacial foi resultado da Guerra Fria, o nome que damos para o conflito político-ideológico que marcou o mundo após a Segunda Guerra Mundial. Essa disputa foi travada pelos EUA e URSS, países que saíram como vencedores da Segunda Guerra e que procuraram depois desse conflito garantir a sua hegemonia no mundo.
1- Termômetros auriculares Inseridos no ouvido, eles medem a temperatura em segundos. Rápido, eficiente e prático. A tecnologia infravermelha que o torna possível, incrivelmente, veio de pesquisas de cientistas que queriam medir a radiação emitida por estrelas e planetas.
Explorar o espaço terá um efeito ainda maior; mudará completa- mente o futuro da raça humana e talvez determine se temos de fato algum futuro. Isso não vai resolver muitos de nossos problemas ime- diatos na Terra, mas nos dará uma nova perspectiva sobre eles e nos levará a olhar tanto para fora como para dentro.
A importância da manutenção de um Programa Espacial para países em desenvolvimento é considerável. ... Tal comparação evidencia a dependência econômica entre países e a necessidade de se ampliar investimentos no espaço, bem como na transferência de tecnologias do espaço para processos industriais nacionais.
A viagem espacial é um componente necessário da exploração espacial, mas também suporta atividades tais como lançamento de satélites de telecomunicações e turismo espacial, sendo cogitada por Elon Musk como um possível futuro para a humanidade, no que diz respeito a evolução da tecnologia e descobrimento de novos ...
Essa reação - à qual damos o nome de empuxo - e a expulsão dos gases empurram o foguete para frente. Os foguetes de combustível líquido geralmente usam hidrogênio e oxigênio líquidos como comburentes, para permitir a queima do combustível, pois no espaço exterior não há oxigênio.
(piloto do ML Eagle). A Apollo 11 decolou no dia 16 de julho, às 9:32. A viagem durou 4 dias, a uma velocidade de 38,6 mil km p/h.
doze
A Apollo 11 foi uma missão espacial, realizada pela Nasa em julho de 1969, que resultou na chegada do homem à Lua. A bordo do módulo de comando Columbia, Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong foram os três astronautas enviados ao satélite natural.
O primeiro homem a pisar na Lua foi o astronauta norte-americano Neil Armstrong em 1969, durante a missão Apolo 11. A corrida espacial motivou as grandes potências mundiais da época, EUA e a União Soviética, a levarem o primeiro homem à superfície da Lua.