Antes de mais, o que é um ditongo? Um ditongo é um encontro vocálico, ou seja, uma sequência de sons vocálicos na mesma sílaba: pai, peixe, avião, quadro, caixa, pães,… Nos ditongos há o encontro de uma vogal e de uma semivogal. A vogal é sempre o núcleo da sílaba.
Ditongos crescentes: ditongos em que a semivogal vem antes da vogal. Exemplos: água, qual, mágoa, glória, mandioca, pátria, sério.
Ditongo oral é quando há, em uma mesma sílaba, a junção de duas vogais orais, como na palavra caixa, por exemplo, em que há a junção de a e i na primeira sílaba. Ditongo nasal, por sua vez, é quando há a junção, na mesma sílaba, de duas vogais nasais, ou de uma vogal nasal e uma oral.
O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. ... Encontro entre duas vogais em sílabas diferentes. Exemplos. coração, muito, seita, mãe, respeito, etc ...
No ditongo, o encontro está na mesma sílaba e no hiato, as vogais ficam em sílabas diferentes. Voltando ao exemplo do início, “ti-re-oi-de” é um ditongo, enquanto que “o-ce-a-no” é um hiato.
Os hiatos nunca permanecem na mesma sílaba. Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas: saída (sa-í-da); saúde (sa-ú-de);
Resposta. A palavra "não" possui um ditongo nasal, que é o "ão". No hiato, as vigais vizinhas ficam uma em cada sílaba, como a própria palavra "hi-a-to". O "i" e o "a" ficam em sílabas diferentes.
SEPARAR EM SÍLABAS
O encontro vocálico entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes é chamado de hiato. Não pare agora... ... Isso ocorre porque as vogais são a base da sílaba, ou seja, são elas que possuem a tonicidade vibrante e mais forte.
São as vogais i e u (orais ou nasais) quando, juntas a uma vogal, formam uma sílaba. Assim, quando não formarem a mesma sílaba, o encontro entre as vogais resultará em um hiato no momento da separação silábica.
Hiato é o encontro de duas vogais numa palavra, cada uma pertencendo a uma sílaba diferente, por exemplo: saúde (sa-ú-de), moeda (mo-e-da), saída (sa-í-da), coelho (co-e-lho).
Gramática. O tritongo é um fenômeno fonético que consiste no encontro de uma vogal e duas semivogais em uma mesma sílaba.
Outros dígrafos Como já dito, dígrafo ocorre quando duas consoantes juntas forma um único som. Nos casos de: rr, ss, sc, sç, xs, e xc eles devem ser separados. Exemplos: bar-ro, as-sun-to, guer–ra, sos–se-go, des–çam, cres–ço, etc.
Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético. Classificação do encontro vocálico: ditongo, hiato e tritongo.