O disco epifisário simboliza a área de crescimento. Durante o crescimento humano, o ser humano passa pela ossificação(que parte da diáfise-"corpo" do osso- para suas epífises- cabeças), nesse momento há a substituição da cartilagem pelo tecido ósseo.
Na sua porção profunda, o periósteo é mais celular e apresenta células osteoprogenitoras, morfologicamente parecidas com fibroblastos. ... As principais funções do endósteo e do periósteo são a nutrição do tecido ósseo e o fornecimento de novos osteoblastos, para o crescimento e a recuperação do osso.
Os ossos são envolvidos pelo periósteo.
O periósteo é a região do osso por onde correm vasos sanguíneos e nervos que penetram nos ossos por pequenos orifícios. ... O endósteo reveste, portanto, não somente a parede do canal medular, mas todas traves e porções de tecido ósseo esponjoso que há no interior do osso.
A epífise é a parte de um osso longo que se desenvolve por um centro de ossificação diferente do corpo do osso, e que dele é separado por uma camada de cartilagem. Durante o desenvolvimento, é a cartilagem epifisária a responsável pelo crescimento longitudinal e diametral (lateral) do osso.
Cartilagem de crescimento, ou disco epífisial, é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento.
Zona de crescimento é quando ocorre todo o aumento no comprimento ósseo, ou seja o aumento da estatura. Sua função básica é a de síntese (formação) do tecido ósseo.
A zona de crescimento da raiz localiza-se na zona lisa, também chamada de zona de desenvolvimento, situada entre a coifa e a zona polífera.
Crescimento nos ossos longos Entre a epífise de cada extremidade e a diáfise é mantida uma região de cartilagem, conhecida como cartilagem de crescimento, que possibilitará a ocorrência constante de ossificação endocondral, levando à formação de mais osso. Nesse processo, os osteoclastos desempenham papel importante.
Em algumas áreas, essa cartilagem persiste, sendo denominada cartilagem de crescimento. Essas áreas são responsáveis pelo crescimento em comprimento dos ossos longos; são as regiões entre as epífises e diáfises.
Inicialmente, a ossificação se inicia a partir de determinados pontos chamados "pontos de ossificação". Posteriormente, quando o osso encontra-se delineado, o seu crescimento se faz em comprimento por intermédio da cartilagem de conjugação. Esta se encontra situada entre a epífise e a diáfise dos ossos longos.
Resposta. Crescimento nos ossos longos. A ossificação endocondral ocorre na formação de ossos longos, como os das pernas e os dos braços. ... O crescimento ocorre até que se atinja determinada idade, a partir da qual a cartilagem de crescimento também sofre ossificação e o crescimento do osso em comprimento cessa.
O crescimento dos ossos das crianças depende de placas de crescimento situadas perto do final de todos os ossos longos do corpo. Essas placas consistem em células cartilaginosas chamadas condrócitos, que suportam a formação de novo tecido ósseo.
Olá! A idade até o qual uma pessoa cresce varia com diversos fatores, e pode ser medida de maneira aproximada com o exame de idade óssea. Normalmente, no entanto, o crescimento cessa entre 16 e 20 anos, quando ela atinge um equivalente a 18 anos de idade óssea.
O tratamento com hormônio do crescimento, também conhecido como GH ou somatotropina, é indicado para meninos e meninas que têm deficiência deste hormônio, o que causa atraso no crescimento.