Isocox é um agente anticoccidiano para suínos. A coccidiose causa diarreia principalmente em leitões com idade entre 5 e 30 dias. Isocox atua em todas as fases de desenvolvimento do parasita e é indicado para profilaxia e tratamento da coccidiose (isosporose suína).
A coccidiose dos leitões é causada pela infecção por Isospora suis. Este protozoário é um parasita unicelular que realiza parte do seu ciclo de vida no interior das células do intestino delgado dos leitões, e a outra parte de seu desenvolvimento ocorre no meio ambiente.
A eimeriose bovina é uma parasitose causada por protozoários coccídeos do filo Apicomplexa, família Eimeridae, gênero Eimeria. Esta doença afeta, principalmente, animais jovens, com idade compreendida entre quatro semanas e um ano, ocasionando perdas econômicas em todo o mundo(1).
O tratamento para a criptosporidiose é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, principalmente a diarreia e a desidratação, por meio da reposição de fluidos, por exemplo, pois os medicamentos para essa doença ainda estão em fase de teste.
Os oocistos são resistentes a fatores ambientais adversos e podem sobreviver por períodos de tempo prolongados na água; a 4ºC, os oocistos podem permanecer viáveis por até seis meses (Widmer et al., 1996).
Um cisto contém vários bradizoítos e ao ser ingerido, ele se quebra liberando-os; eles se diferenciam em gametas, que vão se unir formando zigotos. Estes se transformam em esporozoítos que, protegidos no oocisto, saem com as fezes.
Cryptosporidium. Cryptosporidium é um dos protozoários intestinais mais comum que parasita hospedeiros humanos e animais. É um agente causador de diarreia e um contaminante ubiquitário da água, veículo excelente de transmissão.
Como a criptosporidiose é transmitida? O parasita é encontrado nas fezes de seres humanos, animais domésticos (especialmente gado) e animais silvestres infectados. A infecção ocorre após ingestão do parasita. Isto é chamado de transmissão fecal-oral.
Transmissão: A transmissão ocorre principalmente pela ingestão de oocistos, que são as formas evolutivas infectantes. As principais fontes são animais ou humanos que estejam eliminando oocistos.
Na medida do possível, os animais doentes devem ser mantidos separados dos jovens, que são mais suscetíveis. Controle de roedores, limpeza e desinfecção periódica do ambiente, incluindo bebedouros e comedouros, são medidas fundamentais na profilaxia da criptosporidiose.
Coccidiose em frangos e galinhas: Profilaxia: 100 g do produto em 300 litros de água de bebida, ou 100 g em 150 kg de ração durante 3 dias. Descansar 3 dias e repetir se necessário. Tratamento: 100 a 160 g do produto em 200 litros de água de bebida, ou 100 g em 50 kg de ração, durante 3 dias consecutivos.
É um Premix vitamínico complementar com aditivo anticoccidiano, indicado para aves na prevenção de coccidiose causa por Eimeria acervulina, E. brunetti, E. necatrix, E. ... praecox; podendo ser usada em aves de todas as idades.
Coccinon Vitasol é um premix solúvel em água, indicado para a manutenção da saúde dos pássaros e aves criadas em cativeiro. ... Premix de vitaminas hidrossolúveis, indicado para a manutenção da saúde dos pássaros e das aves criadas em cativeiro.
Baycox 5% é compatível com a administração de antibióticos. Modo de Usar: Em leitões: Administrar por via oral em dose única 1 mL do produto por leitão. Recomenda-se o tratamento de toda leitegada na primeira semana de vida, preferencialmente no terceiro dia de vida.
Existem dois esquemas de aplicação para sua livre escolha: a) Para administração da água medicada durante as 24 horas do dia de tratamento: 1 litro de Baycox® para cada 1000 litros de água ou um medidor de 50ml para cada 50 litros de água. Esta dosagem confere 7mg/kg de peso vivo.