O AAS, se comparado ao ácido salicílico, é menos prejudicial ao estômago, mas também é menos eficaz. O ácido salicílico puro não pode ser exposto ao ar, por haver riscos de explosão; é incompatível com oxidantes fortes, pode ser absorvido por inalação ou ingestão.
O ácido acetilsalicílico possui as funções orgânicas ácido carboxílico e éter. Quando se utiliza ácido sulfúrico como catalisador, o carbono da carbonila no anidrido acético fica mais fácil ao ataque do nucleófilo. O nucleófilo da reação é o -OH do grupo ácido carboxílico presente no ácido salicílico.
“O ácido salicílico pode ser usado em diferentes concentrações que modificam muito o seu modo de uso. Pode ser adicionado a produtos para uso durante o dia em baixas concentrações, para manter a pele menos oleosa, e usados mesmo em dias ensolarados quando seguidos de proteção solar”, recomenda a dermatologista.
Não ocorrendo desconforto ou intolerância durante esses 4 dias, aplique o produto na hora de deitar e deixe durante a noite toda. Após esta fase de adaptação (cerca de 12 dias), o produto poderá ser usado 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, desde que a área tratada não seja exposta ao sol.
Como usar ácido salicílico na pele Quando a concentração é alta, o ideal é usar à noite, conforme indicado pelo médico dermatologista. "Pode usar todos os dias, desde o uso diário simples em um sabonete até em um manipulado ácido", recomenda a dermatologista Alice.
Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?
Ácido Retinóico: um dos mais eficazes ácidos usados na dermatologia há décadas é um derivado da vitamina A que ropmeve células mortas, estimula colágeno, suaviza linhas finas e diminui manchas.
A pomada clariderm está indicada no clareamento gradual de manchas de pele como ocorre em caso de acne, melasma, cloasma, sardas, manchas causadas pelo limão seguida de exposição solar, manchas senis, manchas de catapora, lentigo e outras condições onde surgem manchas escuras na pele.
Uma boa dica para clarear axilas e virilhas é passar um pouquinho da pomada Vitanol A nas áreas afetadas todas as noites, quando for dormir, durante 1 semana.
Tratamentos para clarear a pele
Aplicar máscaras de tratamento facial em casa também é uma boa opção para clarear as manchas do rosto. Alguns bons exemplos são as máscaras de pepino, tomate ou de clara de ovo. Basta aplicar o ingrediente preferido diretamente sobre a área manchada e deixar agir por, aproximadamente, 15 minutos, lavando a seguir.
Bicarbonato no rosto para clarear a pele
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
O suavicid é uma pomada que contém na sua composição hidroquinona, tretinoína e fluocinolona de acetonida, substâncias que ajudam a clarear manchas escuras da pele, especialmente no caso de melasma provocado pela exposição excessiva ao sol.
Cremes. Para ajudar na remoção das manchas, os mais usados são à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico.
8) Não existe tratamento milagroso ou rápido para o melasma. Um clareamento gradativo com cremes, procedimentos dermatológicos seguros e protetor solar são a melhor saída.
O dermatologista é a pessoa mais adequada para indicar o método mais adequado. O laser Spectra Nd:YAG Q-Switched é um dos mais usados no tratamento de manchas escuras. Tem o poder de alta penetração na pele e consegue destruir a melanina sem agredir a epiderme.