Transporte ativo secundário: depende indiretamente do ATP. ... Existem dois tipos de transporte ativo secundário: Contratransporte ou antiporte: dois íons diferentes ou outros solutos são transportados em direções opostas através da membrana (a exemplo dos íons cálcio e hidrogênio, transportados pelo sódio).
Íons como o sódio, cloro, potássio e cálcio conseguem atravessar a membrana através de canais iônicos enquanto que moléculas maiores como a glicose e pequenas proteínas passam e um lado ao outro da membrana através de proteínas chamadas de proteínas carreadoras.
Determina-se o que é transporte ativo e passivo a partir da observação da permeabilidade de uma membrana. Quando há gasto de energia envolvendo, dizemos que se trata de um transporte ativo. Enquanto isso, quando não há gasto, chamamos de transporte passivo. Os dois tipos de transporte acontecem na membrana plasmática.
O transporte em massa envolve a presença de vesículas membranosas, as quais armazenam grande quantidade de moléculas. ... Já o transporte de partículas, é definido pela passagem de íons e moléculas através de poros ou proteínas presentes na superfície da membrana.
A difusão facilitada é o tipo de transporte ativo em que a célula “gasta” energia.
Nota-se que existem basicamente dois tipos de proteínas associados a membrana plasmática: as integrais e periféricas. As proteínas integrais são aquelas que atravessam a camada bilipídica, estão fortemente associadas ao transporte de moléculas, servindo como proteínas carreadoras.