Você sabe onde se localizam os prótons? Muita gente faz confusão quanto à ordem das partículas atômicas no átomo. Os elétrons (carga negativa) se encontram na eletrosfera e os nêutrons (carga nula) e prótons (carga positiva) se localizam no núcleo atômico.
Estrutura do átomo O átomo é dividido em núcleo, onde encontram-se os prótons e os nêutrons, e a eletrosfera, onde estão os elétrons.
A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.
No ar existem átomos de substâncias na forma gasosa. No carvão existem principalmente átomos de carbono. No diamante há átomos de carbono. Na água há átomos de hidrogênio e de oxigênio.
Localizam-se numa região em torno do núcleo (Eletrosfera) na qual os elétrons são mantidos em órbitas em torno do núcleo, atraídos pela sua carga positiva. Cada átomo pode possuir até 7 órbitas . ... Concentra a massa considerável do átomo. Possui carga positiva devida aos prótons.
Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas: K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.
Elétrons desemparelhados são elétrons ímpares, eles estão sozinhos em um orbital. A hibridização de orbitais ocorre quando orbitais atômicos diferentes são misturados originando orbitais híbridos equivalentes. Isso ocorre no carbono para efetuar as 4 ligações.
Significado de Desemparelhado adjetivo Que se conseguiu desemparelhar; que não está emparelhado; que já não está ligado; desaparelhado. Diz-se do elétron que, no mesmo orbital, não está ligado ao seu correspondente (parelha) de sinal oposto.
Pela regra do octeto, a última camada deve ter 8 elétrons (com excessão do Hidrogênio e Hélio que se emparelham com 2), como os gases nobres. Logo quando tem menos elétrons estes ficam DESEMPARELHADOS. Nesse caso, vemos que a última camada (a 3) possui 5 elétrons desemparelhados: 3s2 e 3p3, 2+3=5, 5 elétrons.
Logo, haverá 2 elétrons desemparelhados.
O termo emparelhamento de elétrons diz respeito à junção de dois elétrons em um orbital, sendo a forma mais estável de um átomo alcançada a partir do emparelhamento destes. Analogamente, um elétron desemparelhado implica em dizer que esse elétron está sozinho no orbital. Espero ter ajudado.
Objetivamente, o Br tem 7 elétrons na camada de valência e desses 7, somente 1 está desemparelhado.
Os átomos de carbono “têm direito” a fazer quatro ligações com outros átomos, podendo ser de carbono ou de outros elementos compatíveis.
No caso do C2, os carbonos da molécula não fazem quatro ligações e ficam com elétrons livres. ... O carbono é um dos poucos elementos químicos capazes de fazer ligações com ele mesmo. Uma molécula formada por carbono é chamada molécula orgânica.
O carbono faz quatro ligações por que, na sua ultima camada de valência, têm apenas 4 elétrons, e para um átomo se tornar instável ou precisa de 8 elétrons ou de 2, para completar os seus 8 elétrons, ele faz quatro ligações, totalizando 8 elétrons em sua ultima camada de valência.
Resposta. O carbono pode estabelecer diferentes tipos de ligações devido ao fato do limite de ligações desse tipo de atomo ser 4, ele pode estabelecer diferentes ligações ao mesmo tempo.
SObre as características que tornam o carbono responsável pela existência de inúmeras substancias diferentes, podemos afirmar que tal elemento químico consegue estabelecer ligações estáveis com vários outros átomos, inclusive com outros átomos de carbono.
O carbono é um elemento químico particularmente versátil, pois pode se ligar com quatro átomos de uma só vez. Essa capacidade faz com que átomos de carbono consigam formar uma variedade praticamente sem fim de longas cadeias, variando tanto em tamanho, quanto em formato.