O processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de quatro sistemas interdependentes: o pragmático, que se refere ao uso comunicativo da linguagem num contexto social, o fonológico envolvendo a percepção e a produção de sons para formar palavras, o semântico, respeitando as palavras e seu significado e o ...
Ambas construtivistas, as duas partem do mesmo pressuposto de que as crianças constroem a linguagem, porém, diferem de como elas contraem essa linguagem. ... Tem como um dos principais representantes Chomsky – afirmando que existem características universais na aquisição da linguagem.
A visão inatista defende que os seres humanos nascem programados biologicamente para falar, assim como os pássaros para voar. A linguagem se desenvolve naturalmente nas crianças. ... As crianças aprendem bem sua língua materna, quer num ambiente estimulante e culto, quer num ambiente desumano.
Um em especial a que daremos enfoque aqui é o chamado Período Crítico, que é o período sensível ao processo de aquisição de uma língua materna. Evidências para este Período na aquisição de primeira língua3 são bastante discutidas na literatura sobre aquisição da linguagem (cf.
Por isso Lenneberg (1967) afirmou que o período entre dois anos de idade e a puberdade seria um Período Crítico (PC) para a aquisição de línguas, justificando-o por ser este o período em que ocorre a finalização da lateralização hemisférica do cérebro.