Variáveis Qualitativas – Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio. – Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. ... Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa.
Os dados nominais são dados “marcados” ou “nomeados” que podem ser divididos em vários grupos que não se sobrepõem. ... Se os dados binários representam dados de “dois valores”, os dados nominais representam dados de “valores múltiplos” e não podem ser quantitativos. Os dados nominais são considerados discretos.
Exemplo do ursos marrons (continuação): No conjunto de dados ursos marrons, são qualitativas as variáveis sexo (nominal) e mês da observação (ordinal); são quantitativas contínuas as demais: idade, comprimento da cabeça, largura da cabeça, perímetro do pescoço, perímetro do tórax, altura e peso.
Na programação, uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. Enquanto as variáveis só "existem" em tempo de execução, elas são associadas a "nomes", chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento.
Média. Em Estatística, em teoria das probabilidades, o valor esperado, também chamado esperança matemática ou expectância, de uma variável aleatória é a soma das probabilidades de cada possibilidade de saída da experiência multiplicada pelo seu valor.