Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.
Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais. ... Este processo lento, ao longo do tempo, provocou algumas mudanças na organização da sociedade grega da época.
O Período Pré-Homérico ocorreu entre 2000 e 1100 a.C.: - Época de ocupação do território da Grécia; - Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense; - Invasão dos Dórios no final desse período provocando a dispersão dos povos dessa região e a ruralização.
pré-homérico: época de formação do povo grego, constituído a partir das civilizações cretense e micênica. homérico: fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga.
Quais dos povos abaixo não teve participação na formação do povo grego: a) Jônios.
Período Pré-Homérico Os primeiros a chegarem foram os aqueus, vindo depois os eólios, os jônios e os dórios. Eram povos indo-europeus que vinham do norte da península.
Resposta. O relevo montanhoso da grecia dificultava muito o contato entre cidades estados , levando a estas possuirem um caráter muito isolado , cada uma com suas leis e sistema logo , essas dificuldade na comunicaçao moldou e influenciou a civilizaçao grega .
As cidades-estados eram sempre construídas nas partes mais altas , repletas de acidentes geográficos. A variação do relevo fez com que cada cultura consolidasse uma cultura própria e um Estado unificado, também fez com que a atividade agrícola não fosse muito extensa devido a essas variações.
Legado grego Considerada berço da civilização ocidental, a Grécia Antiga deixou um legado cultural que foi a base da cultura do mundo moderno. A cultura grega influenciou na linguagem, na política, no sistema educacional, na filosofia, na ciência, na tecnologia, na arte e na arquitetura.
Transmitido como uma herança – ou legado – o Patrimônio Cultural remete à riqueza simbólica e tecnológica desenvolvida pela sociedade. É o conjunto de conhecimentos e realizações de uma comunidade, acumulados ao longo de sua história, e que lhe dá os traços de sua identidade.