Massas de ar são porções ou volumes da atmosfera que possuem praticamente as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas.
As Massas de Ar designam porções de ar que se deslocam na terra, as quais influenciam no clima por onde atuam, podendo alcançar milhares de quilômetros quadrados de extensão. As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais.
Agora para calcularmos a massa do ar, devemos utilizar a seguinte equação: m (ar) = p (ar) × V. m(ar) = 1,21 × 67,5.
O Brasil, assim, sofre as variações de cinco massas de ar diferentes: a massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e a Polar atlântica (mPa).
As correntes de convecção se formam em razão da diferença de densidade do ar. Quando o ar é aquecido ele se expande e torna-se menos denso que o ar frio; dessa forma, o ar frio desce e o quente sobe formando as correntes de convecção.
Resposta: Corrente de temperatura, ou corrente de ar ascendente, é formada quando massas de ar de diferentes temperaturas se encontram. O ar frio é mais denso que o ar quente e, quando uma massa de ar frio encontra uma massa de ar mais quente, o ar mais quente tende a subir, formando uma corrente de ar crescente.
Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.
Em meteorologia, os ventos são muitas vezes classificados de acordo com a sua intensidade e direção em que se movimentam. Os ventos súbitos de curta duração e elevada velocidade são denominados rajadas. Os ventos fortes de duração intermédia (cerca de um minuto) são denominados borrascas ou lufadas.
Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. ... Devido à esfericidade e rotação da Terra, os ventos estão em constante movimento e possuem diferentes características, podendo ser úmidos, secos, quentes ou frios.
As circulações atmosféricas são movimentos fechados do escoamento atmosféricos provocados pela conservação de massa que constringe o movimento geral da atmosfera e pelas forças de pressão e empuxo como observadas da superfície da Terra, cuja observação é feita em um referencial em rotação.
As correntes marítimas correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares. As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade.
Correntes de ar são fluxos de ar. Diferenças de temperatura podem causar correntes de ar quente é menos denso que ar frio, causando com que o ar mais quente apresente-se mais leve. ... Então, se o ar quente está sob o ar frio, correntes de ar irão formar-se e elas trocarão lugares, em processo de convecção.
Vento é um movimento natural de ar na atmosfera. Corrente de ar é um fluxo de ar,que dependendo da temperatura pode ser um corrente fria ou uma corrente quente.
Chama-se brisa uma circulação de ar (vento) de fraca a moderada intensidade próxima à superfície. ... Quando os ventos globais são fracos, os ventos locais podem dominar. É o caso das brisas marítima/terrestre.
Os alísios são ventos úmidos, que sopram dos trópicos para o equador, provocando chuvas nesta região. Os ventos contra-alísios sopram do equador para os tópicos. São ventos secos que ocorrem ao longo dos trópicos onde se encontram os maiores desertos da Terra.
No âmbito do sistema de circulação atmosférica global, um dos mais importantes movimentos realizados pelas massas de ar são os ventos alísios, que atuam na modificação climática cíclica de algumas regiões do planeta.
Os ventos alísios são ventos que ocorrem durante todo o mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo.
No caso dos alísios, eles têm grande incidência na América central, sendo formados pelo deslocamento das massas de ar frio (zonas de alta pressão) dos trópicos para a zona equatorial (zonas de baixa pressão). Os ventos alísios ocorrem nos dois hemisférios do planeta.
Resposta. Resposta: Os alísios são ventos úmidos, que sopram dos trópicos para o equador, provocando chuvas nesta região. ... São ventos secos que ocorrem ao longo dos trópicos onde se encontram os maiores desertos da Terra.
A ZCIT está localizada no ramo ascendente da célula de Hadley; Essa circulação atua no sentido de transferir calor e umidade (dos oceanos) dos níveis inferiores da atmosfera das regiões tropicais para os níveis superiores da troposfera e para médias e altas latitudes (manutenção do balanço térmico global).
Os ventos constantes são aqueles que ocorrem de forma periódica e cujas características não fogem a determinados padrões gerais. São divididos em ventos alísios e contra-alísios. Ventos alísios: sopram constantemente das zonas polares e dos trópicos em direção à linha do equador.
Escala de Beaufort
Quatro grandes ventos
8 Vento muito forte ou ventania 62,0 – 74,0 Quebra galhos de árvores., impossibilita andar contra o vento. 9 Vento duro ou ventania fortíssima. 75,0 – 87,0 Produz pequenos danos nas habitações.