Quando respirar faz ruído, algo está errado, pois o ar não está passando como deveria. Estes sons anormais, chamados de estridor, ocorrem em diversas situações, como rinites, atresias de coana, laringomalácia, paralisia das cordas vocais, estenoses da laringe e outros.
Que apresenta ruído semelhante ao da água fervente e próprio da respiração agônica; estertorante: Respiração estertorosa. ETIMOLOGIA der de estertor+oso, como fr stertoreux.
- Respiração suspirosa: O paciente executa uma série de movimentos inspiratórios de amplitude crescente seguidos de expiração rápida e breve. Outras vezes, os movimentos respiratórios normais são interrompidos por “suspiros” isolados ou agrupados. Traduz tensão emocional e ansiedade.
A dificuldade de respirar pode ser causada por diversos fatores inclusive pelos estados ansiosos, pânico e situações com as quais não consegue lidar no seu dia a dia. Procure ajuda do seu médico e de um psicólogo. Fique tranquilo. O importante é saber a origem do seu sintomas e tratar.
Ao respirarmos profundamente, o corpo entende que não há perigo e pode relaxar, liberando substâncias calmantes no cérebro e no corpo. Os músculos ficam menos tensos, os batimentos cardíacos desaceleram e somos invadidos por uma sensação interna de paz.