Os brônquios são órgãos que se originam da traqueia, penetram os pulmões e ramificam-se. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os brônquios garantem que o ar seja transportado até os pulmões e que seja aquecido e limpo.
A pleura é uma pequena camada de tecido fino que reveste os pulmões (pleura visceral) e a parede interna do tórax (pleura parietal).
A pleura parietal é dividida em várias partes: - Pleura costal, relacionada à parede torácica; -Pleura diafragmática, relacionada com o diafragma; -Pleura mediastinal, que limita o mediastino; -E pleura cervical, relacionada com o ápice do pulmão.
A cavidade pleural é um espaço potencial entre estas duas membranas, que é criada quando a pleura serosa cobre o pulmão e se dobra sobre si mesma, deixando uma pequena bolsa líquida ou aérea.
Uma das principais causas do Derrame Pericárdico são as infecções por vírus na própria membrana que envolve o coração, as chamadas pericardites. Doenças como a tuberculose, colagenose e, até mesmo, metástases tumorais também costumam desencadear a produção excessiva de líquido pericárdico e provocar o problema.