→ Depressões relativas: são consideradas relativas as áreas de depressão que possuem nível altimétrico maior que o nível do mar, mas com altitudes inferiores às das áreas que as circundam.
Depressão relativa – são as formas de relevo que são mais baixas que as áreas que as rodeiam, no entanto, não estão em altitude abaixo do nível do mar. Depressão absoluta – são aquelas que, além de apresentarem terrenos mais baixos que as áreas vizinhas, possuem altitude abaixo do nível do mar.
Depressão Absoluta: situada baixo do nível do mar. Depressão Relativa: situada acima do nível do mar.
Recebe esse nome porque não apresenta condições para a manutenção da vida, em virtude do elevado grau de salinidade. É a maior depressão absoluta do mundo, com cerca de 400m abaixo do nível dos oceanos.
Um lugar inóspito em que peixes e plantas não existem e cuja concentração de sal na água é 8,6 vezes maior que a dos oceanos. No Mar Morto o visitante é capaz de flutuar em posições impensáveis sem afundar, exatamente por causa do sal. ...
Com o tempo, a concentração de poluentes no lago foi se tornando cada vez mais elevada, resultando na perda da biodiversidade, no aumento da salinidade e na redução da população de peixes e outros animais. A poluição do Mar de Aral afetou profundamente a vida das comunidades ribeirinhas.
Salinização do Mar de Aral Ao lado da perda considerável da biodiversidade e do tamanho original do Mar de Aral, as altas quantidades de sal favoreceram para a diminuição das espécies no local. Isso ocorreu através do desvio das águas dos rios que o alimentavam para irrigar as lavouras de algodão na década de 60.
O Mar de Aral é um mar interior que está localizado no centro do continente asiático. O Mar de Aral corresponde a um imenso lago constituído de água salgada que se encontra no centro do continente asiático, esse é considerado um mar interior que se estabelece entre o Cazaquistão (norte) e o Uzbequistão (sul).
42 m
África
Ásia