O Romance Urbano é o período da Literatura que sucede o Condoreirismo e precede o Romance Indianista, disseminando costumes e valores da elite carioca no início do século XIX.
O Romance Urbano tem por característica abordar um enredo de disputas amorosas, intrigais entre casais e as desigualdades sócio-econômicas da época. Além disso, o desfecho da história comumente é feliz e com o amor como a salvação.
José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida, Joaquim Manuel de Macedo e Érico Veríssimo são os principais representantes do romance urbano brasileiro. Com Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, o romance urbano atingiu seu ápice.
Sendo um dos últimos de Alencar, Senhora é um romance urbano que retrata o casamento por interesse numa sociedade de aparências do século XIX, mesma época em que o autor vivia. Nessa obra pertencente à época literária do Romantismo já é possível observar características do Realismo e do Naturalismo.
O romance urbano, que tem por característica retratar a situação típica da vida nas cidades, com os seus lados positivos e negativos (como a miséria e a superexploração do trabalho) e servia de "espelho" para a população das cidades, que cresceu rapidamente no Brasil desde a década de 1920, de modo que cada vez mais as ...
O Romance Urbano ou Romance de Costumes designam as obras que retratam o Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, no Segundo Reinado (1831-1840). Apontam os aspectos negativos da vida urbana e dos costumes burgueses.
- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência.
O romance urbano, também conhecido como romance da cidade ficou marcado por tentar retratar e criticar os costumes da sociedade carioca em 1830. A representação dos costumes da elite brasileira definiu o projeto literário do romance urbano. ...
José de Alencar
O Romance Urbano – prosa romântica que inaugura a publicação do romance de ficção no Brasil. ... O romance regionalista ou rural – este tipo de narrativa faz parte do mesmo projeto de valorização da cultura nacional, através da apresentação dos costumes, comportamentos e geografia de determinadas regiões do Brasil.
O Romance Regionalista é o marco do redescobrimento do Brasil na literatura a partir de suas características sociais, culturais e regionais. ... A relação estreita com a população e com o trejeito brasileiro de viver, a partir da observação das diferenças culturais do país.
O regionalismo é uma variação linguística ligada ao vocabulário que consiste na criação e no uso de palavras ou expressões típicas de determinada região. Como “macaxeira”, usada no Nordeste, que no Sudeste vira “mandioca” e, no Sul, “aipim”!
O regionalismo tem uma tradição de quase 150 anos na literatura brasileira. Surgiu em meados do século 19, nas obras de José de Alencar, de Bernardo Guimarães, de Alfredo d'Escragnole Taunay e de Franklin Távora e pode-se dizer que há textos de cunho regionalista em nossa literatura até o final do século 20.
Significado de Regionalismo substantivo masculino Característica daquilo que é particular e próprio de determinada região; qualidade do que expressa costumes e tradições regionais. ... Etimologia (origem da palavra regionalismo). Regional + ismo.
O regionalismo pode ser entendido como formas de apreensão do conjunto de particularidades de determinada região geográfica, decorrentes dacultura existente ali e de fatores históricos que a originaram, sendo o dialeto uma de suas principais formas de expressão.
O termo "regionalismo universal" faz menção às pluriculturalidade existente nas diversas regiões do mundo, preservando suas próprias variações linguísticas e dialetos.
regionalismo é o emprego de palavras ou expressões peculiares a determinadas regiões e sotaque é a maneira que se fala e pronuncia as palavras, que pode variar de acordo com a região do pais.
As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. ... "A partir do século XIX, os imigrantes europeus e asiáticos temperaram essa base portuguesa, surgindo o atual conjunto de sotaques", diz o professor Ataliba.
Em linguística, particularmente no contexto da dialetologia, o dialeto sulista é uma das classificações dialetais da língua portuguesas no Brasil. ... Pronunciar a vogal "e" ao final de palavras como /e/, diferentemente da maior parte do Brasil, que a pronuncia como /i/.
O dialeto gaúcho (também conhecido como "dialeto guasca") é um dialeto do português falado no Rio Grande do Sul, e em parte do Paraná e de Santa Catarina.
Significado de bá: Expressão gaúcha que significa espanto, aberviação de barbaridade!
Significado de Bagual adjetivo [Brasil: Sul] Potro arisco, recém-domado. Cavalo que não obedece ao costeio, que se tornou selvagem.
Sapucai é um grito saído do fundo da alma e expressa os sentimentos mais profundo de um povo forjado nas lutas, e que carrega o orgulho de trazer em si o sangue de índios bugres, italianos, portugues e espanhóis entre outros, e que ama esse chão e que mesmo longe, vive com os olhos voltados para a pampa.
Sapucaí – Do Tupi Guarani sapucaia-i = rio do galo ou rio que grita. Afluente do Capivari no município de Campos do Jordão,SP. Nome de um dos sambódromos mais populares do Brasil.
Significado de gaúcho [Brasil] Diz-se de, ou habitante da zona rural do Rio Grande do Sul e, p. ext., de todo o estado. (Igual designação recebem também os rurícolas da Argentina e do Uruguai que vivem nos pampas e se dedicam à criação de gado.)