O princípio da reversibilidade guarda a seguinte ideia: "o que não se usa, perde-se". Segundo Barbanti (2010), esse princípio assegura que as alterações corporais obtidas com o treinamento físico sejam de natureza transitória.
Princípio da continuidade/reversibilidade As modificações induzidas pelo treinamento são transitórias ou passageiras. Todas as características secundárias adquiridas por meio do treino, perdem-se e retornam aos limites iniciais pré treinamento, após determinado período de inatividade.
O princípio da reversibilidade acredita que se interromper ou reduzir o treinamento, leva a uma perda parcial ou completa das adaptações adquiridas.
Em se tratando de Treinamento de Movimento com Sobrecarga, o tipo de movimento que queremos incorporar pode ser descrito como “movimento de transição”. Movimento de transição pode ser simplesmente definido como um padrão de movimento que usa o corpo todo e é orientado para a tarefa que se quer realizar.
Este princípio aborda os diferentes tipos de sobrecarga, ou seja, quando este aumento se dá no volume ou na intensidade de treinamento físico. Por outro lado, esforços de longa duração exigem uma sobrecarga moderada de treinamento. ...
Na musculação, “intensidade” caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um exercício e é diretamente relacionada com a carga utilizada.
A intensidade está relacionada a um conjunto de variáveis, tais como a carga, velocidade de execução, amplitude do movimento e tempo da pausa. O Volume é mensurado pela quantidade de séries, repetições e quantidade de exercício realizado por treino ou por semana.
O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade Este princípio está intimamente ligado ao da sobrecarga, pois o aumento das cargas de trabalho é um dos fatores que melhora a performance. Este aumento ocorrerá por conta do volume e devido à intensidade.
Trazendo estes conceitos para a musculação, por exemplo, podemos dizer que o volume diz respeito ao tempo de treino, número de repetições, velocidade e tempo de descanso. Já a intensidade é dada pela carga, velocidade de execução, tempo de descanso e outros.
Intensidade, na programação, significa o percentual de sua força máxima. Volume é a quantidade total de peso que você usa durante um treino, uma semana, um mês, um programa, etc Se eu fosse ao banco £ 350, que seria muito muito perto do meu máximo atual.
O princípio da individualidade biológica diz que cada organismo reage de formas diferentes ao mesmo estímulo aplicado, gerando adaptações específicas.
12) PRINCÍPIOS BÁSICOS DO TREINO DE MUSCULAÇÃO
Corrida, ciclismo, musculação, todas são ótimas opções de tipos de treinamento físico, mas qual é a ideal para você? Escolher a opção que melhor se encaixa ao seu biotipo, histórico e tempo exige estudo e toda orientação possível.
5 exercícios físicos que você pode fazer em casa
Tenha em mente que um dia para o descanso é essencial para não sobrecarregar o corpo.
A ideia é que cada grupo muscular seja trabalhado duas vezes na semana. Para isso, o indivíduo deve frequentar a academia pelo menos seis dias na semana. Treino A - pernas e quadril (segunda e quinta-feira); Treino B - costas e bíceps; exercícios de puxar (terça e sexta-feira);