O cajueiro é popularmente utilizado o chá das cascas com finali- dades anti-inflamatória, cicatrizante, antiglicêmico e afins.
O líquido da casca da castanha-de-caju, já conhecido por sua atividade antibacteriana, antifúngica e ainda moluscicida (combate lesmas e caracóis), passou a ser testado no caso da leishmaniose.
1 – As castanhas de caju são selecionadas na água, umas boiam e outras não, e assim são separadas as melhores castanhas. 2 – Em seguida é feita a queima, a retirada da casca com uma máquina especial. 3 – Depois é retirada a pele da castanha que serão fritas ou grelhadas para depois serem vendidas.
Como assar castanha-de-caju no forno
Torrar castanha de caju na Air Fryer
Preaqueça o forno a 180 °C. As castanhas de caju podem ser torradas com ou sem óleo. Se você for torrá-las sem óleo e quiser colocar sal, experimente borrifar uma salmoura ou solução de água com sal sobre elas e deixar secar antes de torrar. A água ajuda a fazer com que o sal fique nas castanhas.
No forno ou mini-forno Tens de pré-aquecer o forno a 200 graus e deixá-las a assar numa travessa própria para fornos cerca de 10 minutos. Abre a porta, agita a travessa, salpica com sal grosso e assa mais 10 minutos, até veres a pele estalada e bem aberta.
– Preaqueça o forno a 160°C. ... – Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até que estejam levemente dourados. Lembre de consumir com moderação!
Passo a passo Uma malga, com as castanhas já golpeadas (colocar poucas de cada vez), com sal e erva doce, na outra malga deitar água (não muito cheia, pois vai ferver e pode transbordar). Colocar 6 minutos, em potência máxima. Aos 3 minutos, parar o micro-ondas, e mexer as castanhas, para assar todas por igual.
O motivo pelo qual você não pode comer castanha de caju crua, é por causa da toxina Urushiol. ... A toxina agressiva pode causar mal a pele, quando entra em contato direto com ela. Se ingerida, pode causar uma séria alergia de pele, irritando-a bastante. Por isso é tão importante torra-lo antes.
A castanha de caju crua na verdade não é crua, é a castanha torrada de forma em que não é acrescentado nenhum aditivo, como óleo ou similares, no processo de torragem. A castanha crua é, na verdade, torrada, porque não é possível consumir ela na sua forma natural, sem ser antes passada por altas temperaturas.
10 receitas com castanha de caju: confira as opções diversas
A castanha de caju crua carrega uma substância tóxica, é a toxina urushiol, a mesma encontrada na seiva da hera venenosa. Se ingerida em pequenas quantidades, a toxina pode causar alergias e inflamações nada agradáveis em nosso corpo. Já em grandes volumes, o efeito no organismo pode ser fatal.
Doce de caju Coloque os cajus em uma panela e, em seguida, faça furos em suas extremidades. Em seguida, adicione as fatias de limão e deixe-as com a fruta por cerca de 10 minutos. Após o período, retire o limão, adicione aos cajus picados a água. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 1h30 – não use tampa na panela.
As castanhas podem ser jogadas no lixo. Feito isso, agora você deve segurar o caju com uma das mãos e, com a outra mão, cortar a sua ponta mais estreita, que se refere ao tanino, que fica mais concentrado nessa parte da fruta. Por último, basta cortá-la em fatias para usar em receitas ou comer in natura.
Como preparar o caju para o consumo e mais receitas com caju
Sobre a lavagem: É preciso lavar o produto, pois remove a sujeira vinda do campo e diminui a temperatura do caju, isso ajuda a prolongar a conservação pós-colheita (usa-se água fria a 20°C). Sobre a secagem: É realizada por meio de ventiladores e não pode circular ar quente sobre o produto.
Resumo da notícia
Antes de conhecer todos os benefícios desta delicia brasileira, é importante destacar que, apesar de muito saudável, o consumo das castanhas-de-caju deve ser moderado. A porção recomendada para o dia a dia não deve ultrapassar as 10 g (ou cinco unidades), totalizando 55 calorias.
Como o alimento é rico em gorduras (ainda que as boas), ele é também calórico e pode causar aumento de peso indesejado. Excesso de selênio: a castanha também é rica em selênio, que, em pequenas quantidades, é um excelente antioxidante.
A hipertensão arterial pode levar a várias doenças cardíacas, como acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e aterosclerose. É aconselhável consumir a fruta do caju para manter a pressão arterial sob controle, devido ao alto risco de saúde causado pelos altos níveis de pressão arterial.
A vitamina B6 e o magnésio também melhoram a produção de serotonina e devem ser incluídos sempre que possível nas refeições noturnas. Eles são encontrados no frango, atum, cereais integrais, semente de gergelim, tofu, soja, caju e tomate. “Algumas bebidas podem auxiliar para uma boa noite de descanso.