Importância da propriocepção no treinamento do atleta Os exercícios proprioceptivos podem ser realizados como prevenção de lesões em qualquer atividade esportiva, principalmente naqueles que exija agilidade, mudanças bruscas de direção e esportes de contato.
Introdução: Os órgãos tendinosos de Golgi (OTG) são receptores sensoriais localizados na junção miotendínea e conectados em série com as fibras musculares. Sua função no controle motor em humanos ainda não está elucidada.
O fuso muscular é o principal órgão sensitivo do músculo. Se o impulso do alongamento for muito grande, o influxo proveniente do fuso muscular acarreta uma contração protetora funcionando como um detector do comprimento. Os fusos musculares são considerados unidades contráteis regulares do músculo.
O motoneurônio é um neurônio eferente que controla os movimentos voluntários do músculo esquelético representando o caminho final de todos os sinais descendentes e reflexos (MORITANI, 2006).
Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos.
A medula espinhal é uma estrutura cilíndrica que se estende desde o forame magno até a segunda vértebra lombar. Essa estrutura está relacionada com respostas simples e rápidas a determinados estímulos, tais como retirar a mão de um objeto quente. Essas respostas são chamadas de respostas reflexas medulares.