EQST

O Que Escala De Edmonton?

O que é escala de Edmonton?

A Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton (ESAS) é um instrumento de avaliação composto por nove sintomas físicos e psicológicos encontrados em pacientes com câncer.

Que sintomas podemos mensurar a partir da escala de avaliação de sintomas de Edmonton?

A ESAS é usada para avaliar nove sintomas comuns nos pacientes em cuidados paliativos. São eles: dor, fadiga, náusea, depressão, ansiedade, sonolência, apetite, bem-estar e dispneia.

Como os cuidados paliativos são administrados no final da vida?

Principais cuidados na fase final de vida: Explicar os objetivos de cuidados de conforto para aliviar a dor e outros sintomas para o paciente e a família. Usar uma comunicação apropriada para que a família/ cuidador entendam o plano de cuidados e alinhem as expectativas para esta fase.

Onde o paciente pode receber os cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos podem ser realizados na casa do paciente, em um hospital ou unidade de saúde, ou em um hospice. Seu principal objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente no final da vida.

Qual a importância da enfermagem nos cuidados paliativos?

Nos cuidados paliativos, os enfermeiros atuam em equipes interdisciplinares, buscando oferecer um cuidado profissional que reduza o sofrimento e promova o conforto e a dignidade do paciente e da família, atendendo as necessidades básicas de saúde física, emocional, espiritual e social.

Qual o papel do cuidador nos cuidados paliativos?

A família enquanto cuidadora no domicílio passa a exercer funções, muitas vezes, antes desconhecidas como administrar medicação, manusear drenos e sondas, realização de curativos e higienização do paciente, além de lidar com o agravamento dos sintomas e possibilidade de morte.

Qual a composição da equipe responsável pelo cuidado paliativo?

Neste sentido, a assistência paliativa, por se tratar de uma abordagem complexa e que objetiva atender todas as dimensões do ser cuidado e de sua família, prioriza uma equipe multiprofissional, que deve ser composta por enfermeiro, psicólogo, médico, assistente social, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta, ...

Qual o papel da equipe multidisciplinar?

Formada por profissionais de diferentes áreas, a equipe multidisciplinar na saúde trabalha em busca de um único objetivo. Para alcançá-lo, essas pessoas se inter-relacionam e promovem um tratamento diferenciado, enxergando o paciente como um todo e proporcionando um atendimento humanizado.

Qual é o papel da equipe de enfermagem?

A importância da equipe para uma assistência de qualidade Historicamente a enfermagem é a equipe que interage com todas as áreas de suporte da instituição, tendo papel importante na melhoria contínua da qualidade, do atendimento aos pacientes e do desempenho organizacional.